Saúde

Hospital Materno Infantil Presidente Vargas

Hospital com atendimento de emergência para crianças e gestantes e atendimento ambulatorial (consultas) e internação em neonatologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia e psiquiatria infantil e adolescente. 
É referência para o atendimento para mulheres vítimas de violência sexual e para crianças vítimas de violências de qualquer tipo. 

 

Requisitos / Documentos necessários

Atendimento de emergência para crianças e gestantes: Cartão SUS e documento de identificação (preferencialmente).
Serviços especializados: Encaminhamento feito pelas Unidades de Saúde 

 

Principais Etapas do Serviço

Para situações de emergência: Classificação de risco para avaliação da gravidade, atendimento e definição da necessidade de observação e internação hospitalar ou a possibilidade de alta. 

Para pacientes encaminhados pelas Unidades de Saúde, é feito atendimento em consulta ambulatorial, com definição do tipo de acompanhamento necessário. 

Para pacientes que necessitem agendar consulta de retorno, o atendimento é feito via Whatsapp, conforme instruções abaixo:

Marcação de Consultas de Retorno pelo Whatsapp

O HMIPV implantou o serviço de marcação de consultas de retorno para os pacientes que já estão em atendimento no ambulatório do Hospital, em março de 2021, como medida de enfrentamento ao COVID19, evitando dessa forma: filas ou aglomerações, gastos com deslocamentos e redução de riscos de infecção para os pacientes.

Solicitação Inicial - Passo a passo

1) Criar novo contato, 32893257 - HMIPV Marcação de Retornos no seu celular;

2) Envie uma foto do ticket de autorização de reconsulta e também nome completo e a data de nascimento do paciente;

3) Somente se foram solicitados exames, informe a data em que os mesmos estão prontos;

Pronto, agora é só aguardar nosso retorno!

Observação: Após ter enviado a solicitação inicial

NÃO ENVIE NENHUMA NOVA MENSAGEM para não alterar seu lugar na fila do whatsapp.

Principais erros na solicitação de Marcação

Enviar novas mensagens após a solicitação inicial fazendo que o whatsapp posicione a conversa automaticamente no final da fila;

Não enviar a foto do ticket de autorização de reconsulta;

Não enviar todas as informações contidas no passo a passo acima;

Perguntas Frequentes

1) Eu mandei mensagem, mas não obtive retorno?

- Os atendentes têm que fazer o processo de agendamento de cada solicitação enviada, e pode levar de alguns dias ou até semanas para ser agendado, conforme a demanda. O importante é não enviar novas mensagens para não acabar indo para o final da fila automaticamente. Apenas aguarde o retorno de um atendente.

2) Estou ligando para o telefone do whatsapp e ninguém atende?

- Não atendemos ligações nesse telefone que é exclusivo para o whatsapp. No caso de dúvidas, ligar para o fone 3289-3321.

3) Posso enviar um arquivo de áudio explicando o que eu preciso?

- Não podemos ouvir arquivos de áudio. Recebemos apenas fotos e mensagens de texto. No caso de dúvidas, ligar para o fone 3289-3321.

4) Quando será realizado o agendamento que eu solicitei?

- Os agendamentos seguem rigorosamente a ordem na fila que é classificada automaticamente pelo whatsapp pelo dia e hora da última mensagem enviada. Não envie nenhuma nova mensagem após a solicitação inicial para não ir automaticamente para o final da fila.

5) Não poderei comparecer a uma consulta de retorno agendada e gostaria de reagendar para outro dia?

- Os cancelamentos devem ser solicitados imediatamente pelo fone 3289-3321. Já os reagendamentos deverão ser realizados novamente pelo whatsapp. Evite cancelar consulta ou faltar em especialidades que tem grande demanda, pois não poderemos assegurar o reagendamento.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Na emergência, atendimento imediato para casos graves e com risco de vida. Na emergência pediátrica o tempo de espera para casos não graves em períodos de inverno pode chegar a até 6 horas.

Para pacientes encaminhados, o período de espera pode variar de acordo com a especialidade, podendo ser visto com o uso do cartão SUS no aplicativo #eufaçoPOA ou consulte a Ouvidoria da Saúde: Ligue 156 (24h) ou envie e-mail para ouvidoria@sms.prefpoa.com.br.

 

 

Formas de Prestação de Serviço

Atendimento de emergência para crianças e mulheres grávidas.

Acompanhamento de crianças e de mulheres vítimas de violência.

Consultas ambulatoriais em pediatria e especialidades pediátricas.

Consultas ambulatoriais em ginecologia.

Acompanhamento pré-natal, com foco em gravidez na adolescência, pré-natal de alto risco e acompanhamento de gestantes com HIV.

Consultas ambulatoriais em psiquiatria.

Internação ginecológica e obstétric.

Internação pediátrica e neonatal.

Internação psiquiátrica.

Atualizado em
02/05/2022