Manejo de Vegetação em Área Particular (poda e remoção)
O encaminhamento de solicitações relativas à poda e supressão de árvores em áreas privadas deve ser feito por meio do Portal de Licenciamento.
Os processos são abertos automaticamente, após serem anexados os documentos obrigatórios para a análise de cada tipo de solicitação. O solicitante deve contratar um responsável técnico (biólogo ou engenheiro agrônomo ou florestal), o qual encaminhará o processo pelo Portal. A equipe técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (SMAMUS) analisa a documentação e defere ou indefere a solicitação.
Requisitos / Documentos necessários
- O solicitante deve contratar um responsável técnico (biólogo ou engenheiro agrônomo ou florestal), o qual encaminhará o processo pelo Portal de Licenciamento.
- Para acessar o portal pela primeira vez é necessário realizar um breve cadastro ou utilizar uma conta já existente nas redes sociais.
- Selecione a opção Serviços urbanísticos e ambientais.
- Para iniciar um processo, clique em Novo e selecione o tipo de requerimento: Autorização para Poda Vegetal, Autorização para Remoção Vegetal, Autorização para Transplante Vegetal.
- A relação de documentos necessários para dar prosseguimento ao seu requerimento é apresentada.
- Preencha as informações solicitadas no formulário do seu requerimento.
- Anexe os documentos solicitados. Outros documentos podem ser incluídos.
- Antes de concluir, você deve ler e concordar com a declaração do processo digital.
- Seu processo está criado.
- Clicando no número do Processo SEI você poderá acompanhar o andamento do mesmo.
- Caso seu processo necessite de complementação de informações, você receberá uma solicitação por e-mail.
Formas de Solicitação do Serviço
O encaminhamento de solicitações relativas à à poda e remoção de árvores em áreas privadas deve ser feito por meio do Portal de Licenciamento
Principais Etapas do Serviço
- Preenchimento da solicitação no Portal de Licenciamento, com o devido anexo da documentação;
- Recepção das informações no setor competente;
- Análise da documentação e vistoria quando necessário;
- Envio de resposta ao solicitante.
Previsão de Prazo para Realização do Serviço
O prazo médio para atendimento da solicitação, após o envio da documentação correta por meio do Portal de Licenciamento, é de 15 (quinze) dias úteis.
Formas de Prestação de Serviço
Registro de demanda via Portal de Licenciamento.
Legislação
Lei Complementar nº 757, de 14/01/2015 - Normas para manejo da arborização em área privada estão descritas nas Seções IV, V, VI e VII.
Decreto 19.034, de 14/05/2015 - Regulamenta a Lei Complementar nº 757/2015 e estabelece regras para a supressão, o transplante ou a poda de espécimes vegetais no Município de Porto Alegre.
Decreto 20.457, de 6/01/2020 - Regulamenta o art. 47-A e o art. 47-B da Lei Complementar nº 757, de 14 de janeiro de 2015, que estabelecem as condições para o manejo de espécimes vegetais que ofereçam risco de dano iminente com ameaça à integridade física de pessoas ou de prejuízo ao patrimônio, em área pública ou privada.