Urgência e Emergência - Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul
Estabelecimento de saúde da Rede de Atenção às Urgências de complexidade intermediária entre a Atenção Básica à Saúde e a Rede Hospitalar, funcionando de modo ininterrupto, nas 24 (vinte e quatro) horas do dia e em todos os dias da semana, incluindo feriados e pontos facultativos. O atendimento do usuário é priorizado de acordo com a Classificação de Risco do Protocolo Manchester.
Serviços:
- ClÃnica Médica (ininterrupto)
- Pediatria (ininterrupto)
- Saúde Mental (ininterrupto)
- Odontologia (ininterrupto)
- Traumatologia (segunda a sexta-feira, das 7 Ã s 19h)
- Pequenos Procedimentos Cirúrgicos (segunda a sexta-feira, das 8 às 17h)
- Setor de Radiologia
Pronto Atendimento ClÃnico/ Pediátrico: atende crianças e adultos em situações que caracterizam emergência, para tratamento e/ou avaliação imediata, podendo resultar liberação com acompanhamento na UBS OU em internação para transferência via central de leitos ou via protocolos preconizados pela PMPA. Utiliza-se o Protocolo de Manchester para Classificação de Risco priorizando os casos mais graves.
Pronto Atendimento em Saúde Mental: atende pacientes acometidos por quadros de sofrimento mental crônico ou agudo, dependência quÃmica, priorizando os casos mais graves através da Classificação de Risco e resultando em internação via central de leitos quando necessário.
Serviço de Odontologia: atende pacientes com situações que exijam atendimento imediato (dor intensa, abscesso dentário, hemorragia), priorizando os casos mais graves através da Classificação de Risco.
Serviço de Traumatologia: atende pacientes com trauma agudo (ocorrido recentemente) do aparelho locomotor (entorse, contusão, pequenas fraturas), priorizando os casos mais graves através da Classificação de Risco.
Serviço de Atividades Cirúrgicas: atende pacientes que necessitam de pequenos procedimentos cirúrgicos superficiais (suturas, drenagem de abscessos, queimaduras de pequeno porte, etc.), priorizando os casos mais graves através da Classificação de Risco.      Â
Serviço de Radiologia: atende a demanda dos Serviços Médicos (ClÃnica, Pediatria, Traumatologia, Psiquiatria) e exames de tórax, seios da face e abdômen em caráter de urgência da área distrital Glória/Cruzeiro/Cristal.
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Requisitos/ Documentos necessários
Documento de Identificação do paciente e/ou carão SUS (não obrigatórios).
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Formas de Prestação do Serviço
Demanda espontânea do usuário ou Regulação via SAMU. Pacientes são atendidos por prioridade conforme classificação de risco.
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Principais Etapas do Serviço
Paciente adulto, pediátrico ou psiquiátrico chegando com demanda espontânea ou via regulação do SAMU é classificado como vermelho (atendimento imediato), laranja (muito urgente), amarelo (urgente) verde (pouco urgente) e azul (não é urgente, casos que poderiam ser atendidos na UBS). Após avaliação médica e, se necessário, realização de exames de imagem (RX) ou laboratoriais (exames de sangue, urina ou escarro), poderá resultar em internação hospitalar via central de leitos ou alta com prescrição de medicamento e acompanhamento via UBS.  Â
Paciente de traumatologia: atendimento no serviço de traumatologia de segundas às sextas-feiras, das 07h às 19h, havendo a necessidade de o paciente estar na recepção do Pronto Atendimento, antes das 7h para a obtenção de fichas para consultas do dia. Também existem pacientes agendados previamente via Gercon para consultas de reconsultas previamente atendidas no HPS ou HCR. O paciente com trauma ocorrido nas últimas 24 horas é priorizado no atendimento sem necessidade de fichas ou agendamento.
No serviço de atividades cirúrgicas o atendimento de pequenos procedimentos cirúrgicos é realizado de segundas às sextas-feiras, das 08h às 17h, havendo a necessidade de o paciente estar na recepção do Pronto Atendimento, antes das 8h para a obtenção de fichas para atendimento do dia. Pequenos procedimentos cirúrgicos resultantes de traumas do dia são priorizados na assistência sem necessidade de agendamento prévio.
A odontologia funciona 24 horas, de acordo com a classificação de risco, gerando atendimento odontológico, prescrição de medicamentos e por vezes internação hospitalar via central de leitos.
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Previsão de Prazo para Realização do Serviço
Os atendimentos de urgência e emergência são classificados com o Protocolo Manchester que preconiza atendimento de paciente vermelho de forma imediata, laranja até 10 minutos, amarelo até 1 hora, verde até 4 horas e azul acima de 4 horas. Os pacientes com pré-agendamento são atendidos conforme o horário da ficha ou agendamento no Gercon.
Consulte aqui em tempo real a situação das emergências em Porto Alegre.
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Formas de Prestação do Serviço
Demanda espontânea do usuário ou Regulação via SAMU. Pacientes são atendidos por prioridade conforme classificação de risco.
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Legislação
Portaria nº 2.395, de 11 de outubro de 2011 (Organiza o Componente Hospitalar da Rede de Atenção às Urgências no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS).
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