Saúde

Urgência e Emergência - Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro

São responsáveis por concentrar os atendimentos de saúde de média complexidade, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica e a atenção hospitalar. Funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, visando acolher e atender a todos os usuários que buscam assistência médica.

Também são capazes de resolver grande parte das urgências e emergências, sendo que, nas localidades que contam com pelo menos uma unidade, cerca de 97% dos casos são solucionados no próprio local.

Quando um paciente chega a uma UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Também é feita a análise da necessidade de encaminhamento do paciente a um hospital ou de mantê-lo em observação por 24 horas.

 

Requisitos / Documentos necessários

É necessária a apresentação de pelo menos um dos documentos a seguir: Cartão SUS, RG; CPF, Certidão de Nascimento, Carteira de trabalho, Carteira de habilitação, passaporte ou carteira de vacinação.

 

Principais Etapas do Serviço

  • Acolhimento com classificação de risco.
  • Atendimento Médico.
  • Medicação, exames e procedimentos (se necessário).
  • Permanência em sala de observação (se necessário).
  •  Internação hospitalar, encaminhamento ou alta.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Atendimento prioritário de acordo com a classificação de risco. 

O período de espera por consulta para casos não urgentes pode variar. Consulte em tempo real a situação das emergências em Porto Alegre clicando aqui.

 

Formas de Prestação de Serviço

Demanda espontânea do usuário ou Regulação via SAMU.

Pessoalmente no Serviço, Ouvidoria da Saúde, 156 ou telefone (51) 3289-8245.

 

Atualizado em
02/05/2022