Saúde

Urgência e Emergência - Pronto Atendimento Moacyr Scliar

A UPA Moacyr Scliar é uma Unidade Pronto Atendimento de casos de complexidade intermediária, entre as Unidades Básicas de Saúde e as Emergências Hospitalares, com funcionamento durante as 24 horas do dia. O atendimento é realizado através do acolhimento e classificação de risco, pelo Protocolo de Manchester, priorizando pacientes com maior gravidade.

   Serviços:

  • Emergência clínica adulto: atendimento de pacientes acima de 14 anos, em casos que caracterizem emergência, durante as 24 horas, de forma ininterrupta.
  • Emergência odontológica: atendimento de pacientes com casos que necessitem atendimento imediato, de segunda a sábado, das 7 às 19 horas.
  • Emergência cirúrgica, para pequenos procedimentos, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

A unidade tem disponibilidade de exames de raio-x, laboratório e eletrocardiograma, para auxílio na definição da conduta, como a liberação ou necessidade de internação hospitalar. Conta também com leitos de observação, para aqueles pacientes que necessitem ser encaminhados para internação hospitalar, através da Central de Regulação de Leitos do Município.

 

Requisitos/Documentos necessários

Documento de identificação do paciente e/ou cartão SUS (não obrigatório).

 

Principais Etapas do Serviço

O paciente é cadastrado e classificado como vermelho (atendimento imediato), laranja (muito urgente), amarelo (urgente), verde (pouco urgente) ou azul (não urgente, encaminhado para atendimento em Unidade Básica de Saúde).

Após avaliação médica, o paciente pode ser submetido a medicação e exames, a fim de definir a liberação com prescrição de medicamentos ou acompanhamento em UBS, ou ainda a permanência em observação para transferência hospitalar via Central de Regulação de Leitos do Município.

 

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Os atendimentos são realizados de acordo com a Classificação de Risco do paciente: Vermelho (imediato), Laranja (até 10 minutos), Amarelo (até 1 hora) e Verde (ideal até 2 horas). 

Consulte aqui em tempo real a situação das emergências em Porto Alegre.

 

Formas de Prestação do Serviço

Demanda espontânea do usuário ou Regulação via SAMU.

 

Legislação

Portaria nº 10, de 03 de janeiro de 2017 (Redefine as diretrizes de modelo assistencial e financiamento de UPA 24h de Pronto Atendimento como Componente da Rede de Atenção às Urgências, no âmbito do Sistema Único de Saúde).

 

Atualizado em
02/05/2022