Área do portão 14 da Castelo Branco tem bloqueio para manutenção

14/03/2020 10:54

A partir das 8h deste sábado, 14, até meio-dia de segunda-feira, 16, a área do portão 14 do Sistema de Proteção Contra Inundações terá bloqueio do trânsito para manutenção. O portão se localiza no início da rua João Moreira Maciel, abaixo da avenida Castelo Branco, e próximo ao DC Navegantes. O objetivo da interrupção no final de semana é concluir a instalação de novos trilhos, que possibilitam o fechamento das duas comportas metálicas, e fazer o acabamento asfáltico na manhã de segunda.

Luciano Lanes / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Trânsito no local será bloqueado a partir deste sábado

Os serviços no equipamento de número 14 começaram em fevereiro pelas equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Ao abrir o asfalto foi identificado que os trilhos haviam sido retirados na época da colocação da camada asfáltica. A ação conta com o apoio da Diretoria-Geral de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim) no asfaltamento, e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) no bloqueio e desvios do trânsito.

Tanto o portão 14 quanto o 12  já receberam novos muros e meios-fios, lixação, aplicação de anti-ferrugem e pintura nas comportas, concretagem de áreas frontais para evitar que a vegetação avance sobre elas e também para inibir o descarte de resíduos no local.

Serviços - Dos 14 portões que compõem o sistema, 12 passarão por reparos, como limpeza geral do entorno, pintura, lubrificação, raspagem de pontos oxidados e substituição de partes não recuperáveis. O Dmae é o responsável pela execução do serviço, com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), que desde 2017 realiza esses trabalhos. As intervenções serão feitas pela empresa Bombas Sinos, no valor de R$ 416.699,00. Os serviços tiveram início no dia 20 de janeiro e três dos equipamentos, no Muro da Mauá, já estão recuperados (portões 5, 6 e 7).

Trânsito - Durante a execução do trabalho, a partir das 8h da manhã deste sábado, 14, até 12h de segunda-feira, 16, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que a rua João Moreira Maciel será bloqueada junto ao acesso da avenida Voluntários da Pátria, próximo ao DC Navegantes. O fluxo de veículos na rua João Moreira Maciel nos sentidos Parque Náutico e Cais Mauá será mantido. Serão sinalizados acesso seguro para pedestres e local para veículos.

Muro da Mauá - Construído no início dos anos 1970, possui 2.647 metros de comprimento, e sua parte visível acima do solo, em concreto armado, tem três metros de altura. Situado às margens do Guaíba, faz parte do Sistema de Proteção Contra Inundações. Desde 2019, a pedido do prefeito Nelson Marchezan Júnior, vem sendo realizado um estudo sobre alternativas viáveis, técnica e economicamente ao Muro da Mauá.

Sistema pluvial - Desde 1º de maio de 2019, os serviços de manutenção da drenagem pluvial foram incorporados ao Dmae. Assim, 100% da tarifa paga pela coleta de esgoto da rede mista ficaram garantidos para aplicação exclusiva em contratos e trabalhos de drenagem, agilizando o atendimento à população.

 

Rafaela Redin

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes