Arroio Areia: Dmae realiza oficina ambiental na Zona Norte

22/11/2022 16:14
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Trabalho Técnico Social do Arroio Areia apresenta obras e sistemas do Dmae à comunidade

Cerca de 25 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram, na noite desta segunda-feira, 21, da primeira oficina de educação ambiental com uma das comunidades impactadas pelas obras do Arroio Areia, na Zona Norte. A oficina ambiental aconteceu na escola estadual de educação básica Gomes Carneiro, localizada na Praça Paulo de Aragão Bozano, na Vila Ipiranga. O trabalho faz parte das atividades de Trabalho Técnico Social do Arroio Areia, planejado e contratado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Adolescentes e adultos acompanharam a atividade de educação ambiental por quase três horas, entre apresentação e conversas.  A oficina busca conscientizar e formar multiplicadores para disseminar informações sobre drenagem e saneamento para os círculos familiares e de amigos. Após uma palestra teórica sobre o trabalho desenvolvido pelo Dmae e a importância que pequenas ações cotidianas têm no bem estar da população, seguiu-se uma parte prática, quando os participantes aprenderam a reduzir consumo e reciclar e reutilizar materiais.

Além de conhecer o trabalho e as obras do Dmae, o trabalho técnico social do Arroio Areia apresenta a realidade hídrica de Porto Alegre, do lago Guaíba aos muitos arroios que a cidade tem, focando no escoamento das águas e a drenagem. "Com essas informações, fica mais fácil entender o impacto das obras e das ações ambientais. O Dmae faz as obras, mas necessita do apoio da população no cuidado com a água e no descarte de resíduos e rejeitos", salienta o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia. 

Trabalho Técnico Social - O TTS é um conjunto de estratégias, projetos e ações voltado à comunidade da área impactada por obras do Dmae. Ele é concebido, coordenado e fiscalizado pelo Departamento, sendo realizado por empresa licitada, com financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF). Além das oficinas (para crianças, jovens e adultos), desenvolve ainda os plantões sociais locais, palestras e encontros com a comunidade da região.

Macrodrenagem do Arroio Areia - O grande objetivo da Macrodrenagem do Arroio Areia é amenizar alagamentos históricos e acúmulos de água em 14 bairros das zonas Leste, Norte e Noroeste. No total, serão investidos cerca de R$ 108 milhões, provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com R$ 1,3 milhão de contrapartida da prefeitura.

A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Andréa Menezes

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes