Avança obra em reservatório que integra bacia do Arroio Areia

14/11/2024 09:24

 

Luciano Lanes
Reservatório R15 terá capacidade de receber até 37,5 milhões de litros de águas pluviais.
Estrutura do reservatório terá capacidade de receber até 37,5 milhões de litros de águas pluviais

A obra do reservatório de detenção R15, que integra a bacia de macrodrenagem do Arroio Areia, está com 58% de execução. A estrutura, que começou a ser construída há um ano, terá capacidade de receber até 37,5 milhões de litros de águas pluviais. A previsão do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) é que o projeto seja concluído no 1º trimestre de 2025.

“Esta obra, que passa dentro do terreno do Country Club, é estratégica para minimizar os alagamentos da região do bairro Passo d'Areia, incluindo a avenida Andaraí. Ao fim desta etapa, já teremos impacto imediato no dia a dia”, afirma o diretor-geral do Dmae, Mauricio Loss.

A macrodrenagem do Arroio Areia é composta de 26 obras. Destas, 11 foram concluídas - incluindo duas na região da avenida Nilo Peçanha - e outras duas estão em andamento. Além do reservatório R15, as equipes trabalham na construção da nova Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) Silvio Brum.

Investimento - O projeto, financiado junto à União, tem orçamento de R$ 108 milhões. Serão positivamente impactados com melhoria de drenagem os cerca de 180 mil moradores dos bairros Anchieta, Boa Vista, Bom Jesus, Chácara das Pedras, Cristo Redentor, Higienópolis, Jardim Europa, Jardim São Pedro, Passo D'Areia, Santa Maria Goretti, São João, Três Figueiras, Vila Ipiranga e Vila Jardim.

Maria de Lourdes Wolff

Lissandra Mendonça