Bacia de amortecimento passa por manutenção na área do Arroio Areia

10/07/2025 08:43
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Estrutura no Chácara das Pedras tem capacidade de reter mais de cinco milhões de litros de água da chuva

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou nesta quinta-feira, 10, a manutenção da bacia de amortecimento localizada na praça Doutor Celso Pedro Luft, no bairro Chácara das Pedras. A estrutura, subterrânea, faz parte do sistema de macrodrenagem do Arroio Areia. Ela possui capacidade de reter mais de cinco milhões de litros de água da chuva.

"As bacias de amortecimento têm como função o armazenamento temporário da água da chuva. Com isso, o volume é liberado de forma gradual na rede de drenagem, evitando a sobrecarga - e, portanto, alagamentos. A manutenção passa, principalmente, pela remoção de resíduos acumulados", explica o diretor de Proteção contra Cheias e Drenagem Urbana do Dmae, Alex Zanoteli.

A bacia de amortecimento da praça Doutor Celso Pedro Luft tem 30 metros de largura e 2,5 metros de altura, e foi construída em concreto armado. A estrutura recebe a contribuição de galerias de drenagem que passam, entre outras vias, pela avenida José Gertum e rua Dr. Ernesto Ludwig. Estima-se que, ao fim dos trabalhos, três mil metros cúbicos de resíduos sejam retirados do equipamento.

Manutenção - Porto Alegre conta com oito bacias de amortecimento subterrâneas. Elas estão localizadas nas praças Dr. Celso Pedro Luft, Joaquim Leite, Dr. Luis Francisco Guerra Blessmann e Dr. Lopes Trovão, além dos loteamentos Piemonte, Usiminas e Toscana - esta última com duas estruturas. Todas passarão por manutenção no decorrer de 2025, para que mantenham-se funcionando plenamente.

Aristoteles Junior

Bianca Dilly