Bairro Rubem Berta recebe melhorias na rede de drenagem

24/04/2020 08:26
Cristine Rochol / PMPA
DMAE
Foram colocados 50 metros de tubulações pluviais novas na rua Tarcila Moraes Dutra

A rua Tarcila Moraes Dutra, próximo ao número 380, no bairro Rubem Berta, recebeu 50 metros de tubulações pluviais novas, melhorando a drenagem da água das chuvas na região. O fechamento do calçamento após a reconstrução da rede, realizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), deve ser finalizado neste sábado, 25. 

Além da nova canalização sob a calçada, feita para desviar dos tubos das árvores, também foram executados cinco novos poços de visita. A rede antiga de concreto de 300 milímetros foi substituída por polietileno de alta densidade (pead corrugado), que é um material muito mais resistente, também no mesmo diâmetro. A ação teve início em 30 de março e recebeu a aplicação de R$ 49,8 mil em recursos próprios.

Reconstruções - O contrato de reconstruções pluviais começou em março de 2018, sob a gestão da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), e hoje está sob a responsabilidade do Dmae. Tem o objetivo de realizar ações pontuais, que vão além da limpeza ou pequenos reparos, como é o caso da substituição de um trecho de rede pluvial. Desde o início do contrato até o momento, 132 intervenções foram concluídas pelas equipes terceirizadas e outras sete estão em andamento.

Redes pluviais - As canalizações destinadas às águas da chuva têm grande dimensão e estão localizadas nas vias de rodagem de veículos e também em calçadas. Além das obstruções e rompimentos em alguns trechos devido à antiguidade das canalizações pluviais, é comum que elas sejam impactadas por redes de outras empresas, como concessionárias de gás e energia, além de raízes de árvores. Devido a essas características, a manutenção pode envolver outras instituições e necessitar de agendamento de outras ações, como supressão de vegetais e apoio de equipes das empresas de energia e gás, por exemplo.

Informações do Dmae:

Fone 156, opção 2
Chat - centraldmae.procempa.com.br/chat
Twitter - twitter.com/DMAEPOA
Facebook - www.facebook.com/DmaePortoAlegre
Correio Geral - dmae@dmae.prefpoa.com.br 

Prometa - A divulgação do trabalho está prevista no Programa de Metas da Prefeitura de Porto Alegre (Prometa) 2017-2020, que inclui os objetivos propostos pela administração para qualificar os resultados da administração pública. O programa determina divulgações diárias, semanais e eventuais de serviços públicos.

  

 

Rafaela Redin

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes