Caminhões-pipa abastecem comunidades da Zona Leste

04/01/2022 13:09
Luciano Lanes/PMPA
DMAE
Caminhão-pipa abastece moradores da rua da Represa

O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) iniciou na manhã desta terça-feira, 4, o envio de caminhões-pipa para abastecimento de água em regiões da Zona Leste. O rompimento de tubulação na Estação São Manoel no último domingo ocasionou o desabastecimento à população. O conserto emergencial foi concluído na noite de segunda, quando os bombeamentos começaram a ser religados.

Nesta manhã, a maior parte das regiões afetadas estão com o abastecimento em processo de normalização. O retorno da água é lento em função do consumo elevado e a previsão é de retomada do serviço ao longo do dia de hoje. As atualizações podem ser acompanhadas pelo twitter @dmaePOA ou pelo site.

No entanto, uma das pontas da rede de distribuição, a Estação de Bombeamento de Ãgua Tratada (Ebat) São José II, quando religada por volta das 23h45 sofreu curto circuito e os técnicos estão realizando a manutenção emergencial. A previsão de conclusão do conserto é ao longo do dia de hoje.  Com isso, as localidades de Partenon, Coronel Aparício Borges, São José, São José Comunitária e Vila João Pessoa seguem sem água e os caminhões-pipa estão sendo enviados para auxiliar a população desabastecida.

Durante a manhã, caminhões já abasteceram duas Unidades de Saúde (Vila Vargas e Vila Pinto) e o Presídio Central. Outros quatro pontos serão contemplados com pipas, a pedido da Prefeitura no Bairro (PB) do Partenon. Um deles foi enviado à Escola do Morro da Cruz (rua Santa Tereza, 541) e encheu a caixa de água da instituição para que os moradores possam retirar. Outro irá no início da tarde próximo à Escola América, na rua Dona Valmira com Padre Ângelo Costa. Em outro roteiro, um caminhão foi direcionado por volta das 11h à rua da Represa e rua Ernesto Araújo com 1º de Setembro. À tarde, este caminhão irá até a rua Maria Apolônia Chaves, 30.

Conserto emergencial na Estação São Manoel - A Estação de Bombeamento de Ãgua Tratada (Ebat) São Manoel (São Manoel, 1130, esquina avenida Ipiranga, bairro Santana) ficou sem energia elétrica durante a chuvarada com ventania do meio da tarde do domingo. Quando a energia retornou, uma tubulação interna rompeu abaixo do nível do solo, exigindo escavação e remoção do piso, além da drenagem demorada da caixa de sucção da estação. A parada da estação afetou o abastecimento às localidades: Jardim Carvalho, Boa Vista, Jardim Ipê, Bom Jesus, Vila Jardim, Vila Fátima Pinto, Cefer 1 e 2, Lomba do Pinheiro, Aparício Borges, Jardim Botânico, Partenon, Petrópolis, Santana, Santo Antônio, Jardim do Salso, Jardim Carvalho, São José, São José Comunitária, Agronomia, Vila dos Sargentos, Hospital Independência, Intercap, Campo da Tuca, Vila João Pessoa, Chácara das Pedras e Três Figueiras.

Após os danos, o Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) imediatamente mobilizou equipes de quatro áreas operacionais distintas. O conserto foi finalizado na noite desta segunda-feira, 3. Além da Ebat São José II que segue parada, a Ebat Carlos Gomes que estava parada aguardando nível para retomar o bombeamento foi religada por volta das 8h50 de hoje. Assim, o abastecimento está em processo de normalização aos bairros Bom Jesus, Petrópolis, Três Figueiras e Chácara das Pedras.

Informações do Dmae:
telefone 156 opção 2
site: https://prefeitura.poa.br/dmae
aplicativo 156+POA
e-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
whats: 51 99332-8170

Rafaela Redin

Fabiana Kloeckner