Cancelada festa junina em praça da Zona Norte
Em razão da previsão de chuva, foi cancelada a festa do dia de São João, neste sábado, 24, para as comunidades do entorno da Praça Antônio Amábile, Zona Norte da Capital. No evento, além de brincadeiras juninas, comidas típicas, artesanato e show musical, estava previsto plantão do Trabalho Social (TS) das obras de Macrodrenagem do Arroio Areia do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). As atividades envolvem os bairros Santa Maria Goretti, Passo d’Areia e IAPI, e acontecerão nas proximidades da rua Cristóvão Pereira esquina Barão de Itaqui, no Passo d’Areia, a partir das 13h.
O Trabalho Social é um conjunto de estratégias, projetos e ações voltado às comunidades das áreas impactadas por obras do Dmae. Ele é concebido, coordenado e fiscalizado pelo Departamento, sendo realizado por empresa licitada. Além das oficinas (para crianças, jovens e adultos), desenvolve plantões sociais locais, palestras e encontros com as comunidades.
O grande objetivo do conjunto de 26 obras da macrodrenagem do Arroio Areia é amenizar alagamentos históricos em 14 bairros das zonas Leste, Norte e Noroeste. No total, serão investidos cerca de R$ 108 milhões provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com R$ 1,3 milhão de contrapartida da prefeitura, beneficiando 180 mil pessoas.
O consórcio ACA Brasil/Angolaca/ACA/RGS/Dolphin é responsável pela execução. Já estão concluídas dez obras do conjunto: lineares L1, na avenida Sertório; L2, na avenida Carneiro da Fontoura; C1 e C2, na rua Anita Garibaldi; F1, na Plínio Brasil Milano; A1 e A2, na região da Nilo Peçanha; e os reservatórios R2, na Praça Francisco Guerra Blessmann; R9, na Praça Fortunato Pimentel; e R1, na Praça Lopes Trovão. Atualmente, está em execução a etapa mais importante do conjunto: a nova Casa de Bombas Silvio Brum, localizada na avenida Sertório.
Gilmar Martins