Concorrência pública para modernizar casas de bombas no 4º Distrito e Zona Norte tem nova data

14/11/2025 07:58

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) alterou para a segunda-feira, 24, a realização da concorrência pública, inicialmente prevista para 18 de novembro, que definirá a empresa responsável pela modernização de quatro casas de bombas localizadas no 4º Distrito e na Zona Norte. A licitação tem valor de referência de R$ 50,3 milhões, e será disputada no Portal de Compras Públicas.

As intervenções contemplam a reforma dos prédios, a elevação de painéis elétricos, a substituição de motores e a instalação de geradores permanentes nas Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) 5 (Humaitá), 6 (Anchieta), 8 (Vila Farrapos) e 10 (Sarandi).

Cronograma - O prazo para a conclusão das obras é de 12 meses, a partir da emissão da ordem de início do contrato. Os novos projetos de engenharia foram elaborados a partir de julho de 2024, considerando os impactos da enchente histórica sobre a infraestrutura do sistema de drenagem urbana.

Primeiro lote - O novo edital para a modernização das Ebaps 12 (Menino Deus), 17 (Centro Histórico), 18 (Centro Histórico) e 20 (Sarandi) será publicado até o final do ano, com ajustes que garantem maior segurança jurídica ao processo. A primeira tentativa de contratação foi cancelada pelo Dmae.

As obras serão licitadas e executadas de forma concomitante, com diferentes lotes em andamento simultâneo. Neste ano, as estações do Centro Histórico já receberam intervenções emergenciais de segurança, como a construção de chaminés de equilíbrio em concreto armado, destinadas a proteger os motores em caso de cheias.

Recursos - A modernização das Ebaps 5, 6, 8 e 10 conta com R$ 29,3 milhões em recursos aprovados junto ao Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), administrado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Leia também:

Dmae abre licitação para modernizar casas de bombas no 4º Distrito e Zona Norte

 

Aristoteles Junior

Andrea Brasil