Construção da ETA Ponta do Arado avança com operação recorde de concretagem

02/12/2025 09:04
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Mais de 50 caminhões de concreto foram mobilizados para a execução da laje do fundo da estrutura

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizou uma operação recorde na construção de um dos novos reservatórios da Estação de Tratamento de Água (ETA) Ponta do Arado, no bairro Belém Novo. Mais de 50 caminhões de concreto, totalizando 360 metros cúbicos do material, foram mobilizados para a execução da laje de fundo da estrutura.

"Esta é uma das maiores, se não a maior operação de concretagem já realizada pelo Dmae. A dimensão desta etapa simboliza o nosso compromisso com a ampliação da capacidade de abastecimento da cidade. A nova ETA avança em um ritmo muito satisfatório", afirma o diretor-presidente do Dmae, Vicente Perrone.

A ETA Ponta do Arado contará com dois reservatórios de água tratada, que juntos terão capacidade para armazenar dez milhões de litros. A previsão é de que o novo sistema de abastecimento entre em operação a partir de 2027, beneficiando mais de 300 mil moradores das zonas Leste, Sul e Extremo Sul.

Avanços - Ao longo deste ano, foram concluídas todas as fundações da nova estação. Mais de 22 quilômetros de estacas, do tipo hélice contínua, foram executadas. Além disso, parte do sistema de tratamento de lodo - incluindo estruturas como adensadores e reservatórios - já está finalizada.

Em 2026, serão concluídos os reservatórios de água tratada, parte dos módulos de tratamento e os prédios que funcionarão como sede administrativa e abrigo do sistema de cloração. A ETA Ponta do Arado terá capacidade inicial de produzir dois mil litros de água por segundo.

Água bruta - Outra frente de trabalho do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado é a Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab), responsável pela captação no Guaíba, que já alcançou 70% de execução. A adutora de água bruta será licitada nos próximos meses. A tubulação, que conectará a Ebab à ETA, terá mais de 1,6 quilômetro de extensão.

Obras do Sistema Ponta do Arado:
- Adutoras de captação - concluídas;
- Adutora de água tratada da Restinga - concluída;
- Subestação de energia elétrica - concluída;
- Linha de transmissão exclusiva - concluída;
- Estação de Tratamento - em andamento (30% concluída);
- Estação de Bombeamento de Água Bruta - em andamento (70% concluída);
- Adutora de água bruta - a ser licitada.

Bairros - São beneficiados pelo Sistema Ponta do Arado o Aberta dos Morros, Belém Novo, Boa Vista do Sul, Campo Novo, Chapéu do Sol, Extrema, Hípica, Ipanema, Lageado, Lomba do Pinheiro, Lami, Pitinga, Ponta Grossa, Quirinas, Restinga e São Caetano.

Aristoteles Junior

Bianca Dilly