Cuidados com a água e o lixo pautam atividades da Semana da Água

05/10/2022 14:21
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Gincana ambiental, oficinas em escolas e pintura de bueiros estão entre as atividades

Dentro da programação da Semana da Água, realizada entre os dias 7 e 15 de outubro, uma parceria entre a equipe de Educação Ambiental do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e o projeto Alan Bari e a Turma do Guaíba irá começar a espalhar mensagens de cuidado com a água e com o lixo pela cidade. Entre as atividades, que integram a campanha A gente vive. A gente cuida promovida pela prefeitura, estão uma gincana ambiental, oficinas em escolas e pintura de bueiros. Os alunos do Colégio Odila Gay da Fonseca, na zona Sul, participam da primeira ação, a Oficina sobre cuidados com a água e o lixo, nesta quinta-feira, 6, a partir das 8h.

Na sexta-feira, 7, a oficina visita a Escola Campos do Cristal, no bairro Vila Nova, também a partir das 8h. As oficinas são preparatórias para as pinturas dos bueiros, que serão feitas pela Equipe de Educação Ambiental do Dmae, colaboradores do projeto Alan Bari e a Turma do Guaíba e os alunos, no dia 10, no Colégio Odila Gay da Fonseca, e no dia 14, na Escola Campos do Cristal.

A arte irá trazer mensagens ecológicas com os personagens da Turma do Guaíba, alertando sobre os perigos de jogar o lixo no chão. As oficinas e pinturas de bueiros fazem parte, também, das ações de lançamento da próxima edição da revista do peixinho Alan Bari e a Turma do Guaíba, cujo lançamento deve ocorrer entre a segunda quinzena de outubro e meados de novembro, com distribuição gratuita.

“Focando nas novas gerações, as atividades educativas complementam a educação formal e incentivam as crianças a compreender a importância da preservação ambiental como um ato que deve ser compartilhado por todos”, destaca o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

Gincana ambiental - O jardim do Dmae sediará, na terça-feira, 11, a Gincana Ambiental, com a participação de escolas públicas de Porto Alegre, entre das 14h às 17h. E no dia 14 de outubro, ocorrem atividades lúdicas para crianças do Lar Esperança, no bairro Mario Quintana, das 14h às 17h. 

Programação:

6 (quinta-feira) - a partir das 8h: Oficina sobre cuidados com a água e lixo – Local: Colégio Odila Gay da Fonseca (avenida Osvaldo Gonçalves Cruz, 444 – Ipanema)

7 (sexta-feira) - a partir das 8h: Oficina sobre cuidados com a água e lixo – Local: Escola Campos do Cristal (Beco do Império, 75 – Vila Nova)

10 (segunda-feira) - a partir das 8h: Pintura do bueiro - Local: Colégio Odila Gay da Fonseca (avenida Osvaldo Gonçalves Cruz, 444 – Ipanema)

11 (terça-feira) - das 14h às 17h: Gincana Ambiental – Local: Jardim da ETA Moinhos de Vento do Dmae (rua 24 de Outubro, 200 – Moinhos de Vento)

14 (sexta-feira) - a partir das 8h: Pintura do bueiro - Local: Escola Campos do Cristal (Beco do Império, 75 – Vila Nova)

14 (sexta-feira) - das 14h às 17h: Atividades lúdicas - Local: Lar Esperança (rua Deodoro, 250 – Mário Quintana)

Semana Estadual da Água - As ações promovidas pelo Dmae fazem parte da programação da 22ª edição da Semana Estadual da Água, organizada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS). A programação ocorre entre os dias 7 e 15 de outubro e possui atividades relacionadas ao tema “Água em Movimento – A vida em ciclos”, que ocorrem de forma simultânea, presencial ou online, em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre.

A 22ª Semana Estadual da Água também inclui a realização da 29ª Semana Interamericana. Neste ano, o evento busca mobilizar a sociedade para discutir e trocar experiências sobre a qualidade da água, a disponibilidade da água para a população e todo o aspecto que envolve a água ao redor do ser humano. Para mais informações sobre a programação neste link.

A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

  

 

Isabel Lermen e Márcio Nunes

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes