Dia da Água é celebrado com oficinas de educação ambiental

22/03/2019 18:26
Gabriela Pedroso/DMAE PMPA
Dia da Água Dmae
Oficina sobre o ciclos da água e do esgoto na Escola Estadual Gabriela Mistral

Para celebrar o Dia Mundial da Água nesta sexta-feira, 22, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizou atividades de conscientização do uso da água e dos cuidados com o esgoto sanitário. O coordenador de Educação Ambiental do Dmae, Gustavo Falcão, salienta que as atividades desenvolvidas tem como objetivo incentivar ações para a preservação do meio ambiente.

No período da manhã, estudantes do quarto ano da Escola Estadual Toyama participaram da oficina interativa voltada para a destinação correta dos resíduos, etapa complementar das oficinas realizadas sobre os ciclos da água. 

Como o lixo é o principal poluente das águas, a atividade iniciou com uma apresentação explicando o conceito e as diferenças dos resíduos orgânico e seco. Logo após, os estudantes puderam colocar o conhecimento em prática depositando as figuras representativas nas lixeiras apropriadas.


Durante a tarde, os alunos do primeiro ano da Escola Estadual Gabriela Mistral, assistiram “A Gota Borralheira”, um desenho animado que conta a trajetória da Gota Cristalina, que certo dia vai parar na rede de esgoto, fica toda suja, mas é resgatada e passa pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para voltar a ser limpinha. 

O desenho explica de uma forma simples o caminho da água até as torneiras. Os alunos foram incentivados a desenhar sobre a história, e explicar o que entenderam. Segundo Michele Salatino, supervisora e professora, “apostar em atividades lúdicas é uma boa estratégia para criar a consciência da importância da água e natureza desde cedo”.


O Dia Mundial da Água - foi instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), para estimular a discussão sobre a conservação e a proteção dos recursos hídricos no mundo.  De acordo com a ONU, milhões de pessoas ainda vivem sem acesso à água potável, direito humano básico. 

 

Ivan Júnior e Gabriela Pedroso (estagiários - supervisão Aline Antunes Coelho)

Matheus Beust

Acompanhe a prefeitura nas redes