Dmae abre chamamento público de tecnologia para tratar efluentes

13/03/2020 15:42
Alex Rocha/PMPA
COMUNICAÇÃO
Objetivo é receber propostas para a melhoria de águas pluviais que são descartadas no Guaíba

Foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa - página 38) desta sexta-feira, 13, o chamamento público para apresentação de propostas de tecnologias que possam melhorar a qualidade dos efluentes na descarga da casa de bombas de drenagem na avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, próximo à rótula das cuias. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) pretende receber propostas de tecnologias inovadoras pela sociedade, seguindo o decreto 19.701/2017 e que contribuam para a melhoria da qualidade das águas pluviais descartadas no Lago Guaíba próximo à foz do arroio Dilúvio.

Isso poderá trazer benefícios a toda a fauna e flora aquática, já que Porto Alegre possui um déficit de tratamento de efluentes domésticos e industriais despejados in natura no Dilúvio e no Canal Pluvial da rua da República. Esses efluentes escoam para o Guaíba e prejudicam a presença de oxigênio na água. 

Além disso, a melhoria também será positiva para o uso da orla naquele trecho, de 135 mil metros quadrados, entre a Rótula das Cuias e o Anfiteatro Pôr do Sol, que está em processo de concessão para gestão pela iniciativa privada. Está prevista para este trecho 2 da orla a construção de infraestrutura com várias opções de lazer e esportes. O edital de concessão segue aberto até o próximo dia 20. Um dos trechos da orla já foi entregue à população revitalizado e outro está em fase de obras. Clique aqui para saber mais.

 

 

Aline Antunes Coelho

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes