Dmae acompanha obra de rede de água na avenida Tronco

13/04/2021 15:55
Rafaela Redin/DMAE PMPA
ÁGUA E ESGOTOS
Rede nova está sendo interligada com a rede existente e há a instalação de um registro na nova tubulação

Importante para o avanço nas obras de duplicação da avenida Tronco, no bairro Santa Tereza, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) acompanha e fiscaliza nesta terça-feira, 13, um entroncamento de rede de água na esquina da rua Dona Malvina com a avenida Cruzeiro do Sul. No local, a rede nova está sendo interligada com a rede existente e há a instalação de um registro na nova tubulação. Ainda neste mês, mais etapas devem ocorrer na região, como a lavagem de redes, passagem de ramais novos de água e corte da tubulação antiga. 

"Os órgãos da prefeitura trabalham em conjunto para acelerar o andamento desta importante obra. O trabalho de renovação e interligação para abastecimento de água, realizado pelo Dmae, é uma melhoria fundamental para a região", afirma o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

Foi necessário suspender o fornecimento de água desde as 9h para as ruas Dona Malvina, Dona Otília e Ildefonso Pinto e para a avenida Cruzeiro do Sul, no trecho entre os números 2027 até 2500. A previsão de término desta etapa da obra é até o final da tarde desta terça e o abastecimento deve normalizar à noite. Confira mais serviços programados para esta semana aqui.

Obras de duplicação da avenida Tronco - As obras da avenida Tronco, na Zona Sul, vêm sendo executadas pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), ocorrem em 6,5 quilômetros de extensão e incluem serviços de pavimentação, drenagem, implantação de corredores de ônibus, ciclovia, acessibilidade, sinalização e nova iluminação pública. O investimento chega a R$ 129 milhões. Prevista para a Copa do Mundo de 2014, a obra começou em 2012. Dividida em trechos, já atingiu 44% de execução nos dois primeiros trechos e 55% nas partes 3 e 4.

Normalização do abastecimento -  Após a conclusão do serviço, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferente da energia elétrica, que é quase instantânea. A distribuição recomeça somente após os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) acumularem nível suficiente para retomar o bombeamento, caso contrário os motores queimam. Como regra, a água que chega à rede pública vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e as pontas da canalização. 

Aspecto da água -  A água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2. 

Informações do Dmae:
telefone 156 opção 2
site: www.dmae.rs.gov.br
aplicativo #EUFAÇOPOA
e-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
whats: 51 99332-8170

Rafaela Redin e Orlando Moraes

Andrea Brasil