Dmae adota solução digital que facilita revisões de contas d’água

18/11/2025 14:54

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) adotou uma nova solução digital para agilizar e facilitar as revisões de contas de água. O software, batizado de LILF - sigla para “leitura inicial” e “leitura final” - permite que os atendentes realizem, já no primeiro atendimento, as adequações necessárias na tarifa.

“O LILF reduz etapas, dá mais autonomia aos atendentes e torna o processo de revisão muito mais rápido e transparente para o consumidor”, explica o diretor financeiro e de atendimento do Dmae, Wilibaldo Scherer.

A tecnologia passou por uma fase de testes ao longo de cinco meses. No período, o Departamento registrou um aumento de 237% no total de pedidos de revisão concluídos.

Renegociação - Até 30 de dezembro, o programa “Em Dia com o Dmae” é o principal foco do setor comercial da autarquia. A iniciativa oferece descontos em juros e multas, bem como a possibilidade de parcelamento facilitado de débitos para clientes inadimplentes.

A população pode aproveitar as condições especiais nos postos de atendimento do Centro Histórico (rua José Montaury, 159) e Partenon (rua Prof. Cristiano Fischer, 2402). Também é possível renegociar sem sair de casa, por meio do WhatsApp (51) 3289-9156.

 

Andréa Menezes

Gilmar Martins