Dmae aplica questionários em bairros que serão beneficiados com obras da Ponta do Arado

14/06/2021 17:04
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Trabalho deve seguir por cinco meses e estabelecer um diagnóstico territorial de 16 localidades

A partir desta segunda-feira, 14, quatro bairros na Zona Sul receberão ações do trabalho técnico-social das obras de implantação do novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado. Nesta tarde, foram aplicados questionários em ruas do bairro Hípica. Nos próximos dias, técnicos estarão em localidades do Campo Novo, Lami e Espírito Santo. A consulta, sob a fiscalização do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), deve seguir por cinco meses e estabelecer um diagnóstico territorial dos 16 bairros contemplados com estas obras que buscam resolver a falta de água que afeta as zonas Sul, Extremo-Sul e Lomba do Pinheiro, principalmente no verão.

“As obras vão interferir diariamente na vida dos moradores destes bairros. Por isso, o monitoramento busca diagnosticar a situação destas pessoas e conscientizar sobre as ações que ocorrerão nos próximos anos”, explica o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

O trabalho técnico-social estuda as dimensões social, econômica, produtiva, ambiental e político institucional do território e população beneficiada pelo empreendimento. As ações são realizadas pela empresa ASP Assessoria Social e Pesquisa Ltda, vencedora da licitação, em conjunto com as obras da Ponta do Arado e financiadas pela Caixa Econômica Federal.  

Ponta do Arado - O atual Sistema de Tratamento de Água Belém Novo, que abastece mais de 240 mil moradores do Sul, Extremo-Sul e Lomba do Pinheiro, está no limite da capacidade. Com o aumento da demanda, o Dmae passou a buscar alternativas para melhorar essa situação. A construção do novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado, que contempla sete obras, é a solução para essas regiões. A prefeitura e o Dmae contrataram o financiamento em 2019, com investimento estimado de R$ 250 milhões. A estimativa é que todo o sistema esteja em funcionamento em 2024. Primeira das sete obras, a adutora subaquática de captação de água bruta, no bairro Belém Novo, está em andamento, e já foi divulgado o consórcio vencedor da construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA). 

Rafaela Redin

Lissandra Mendonça