Dmae apresenta painel sensorial para participantes de congresso

12/05/2022 18:27
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Sommeliers de água do Dmae fizeram demonstração ao público na Feira de Saneamento

A apresentação do painel sensorial de qualidade da água nesta quinta-feira, 12, marcou o encerramento das atividades do estande do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) no 50º Congresso Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae).

A análise sensorial que monitora, semanalmente, a qualidade da água de Porto Alegre foi ludicamente apresentada no estande institucional do Dmae na Feira de Saneamento do congresso. Técnicos da gerência de tratamento de água do Dmae demonstraram aos visitantes do estande o primeiro nível de treinamento dos já denominados informalmente sommeliers de água. A análise é uma ferramenta cada vez mais utilizada pela indústria e na pesquisa científica, com uma série de aplicações. No Dmae, ela é fundamental para avaliar a qualidade e aceitabilidade do gosto e odor da água tratada no departamento. Os painéis sensoriais são realizados no Dmae desde 2013.

Assembleia Nacional - Nos auditórios do centro de eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) ocorreram as últimas palestras e a Assembleia Nacional da Assemae 2022. O diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, que também é vice-presidente da entidade de saneamento, aproveitou o momento para agradecer a presença dos congressistas em Porto Alegre: “Tudo o que vimos aqui serviu para a troca de experiências e conhecimento de todos. O Dmae estará sempre de portas abertas aos que quiserem voltar e saber mais das nossas ações e obras.” As visitas técnicas do Dmae foram das mais procuradas no evento e continuam acontecendo ainda na sexta-feira, 13, dia de encerramento do congresso.

Startups - Logo após a Assembleia Nacional da Assemae foram entregues os vencedores do 4º Prêmio Startup Assemae e destacados os principais dos 118 trabalhos apresentados durante o 50º congresso. O 4º Prêmio Startup Assemae selecionou e avaliou projetos e planos de negócios direcionados ao desenvolvimento e a comercialização de novas tecnologias, projetos, produtos, processos ou serviços inovadores para o setor de saneamento básico: água, esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos urbanos. O diretor de operações e gestor das áreas de tecnologia da informação e automação no Dmae, Jose Eduardo Tessis, fez parte da comissão relatora do prêmio.

Andréa Menezes

Gilmar Martins