Dmae atualiza situação dos sistemas de abastecimento de água afetados pelo temporal

07/03/2022 18:14

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que, até as 17h desta segunda-feira, 7, voltaram a operar após retorno da energia elétrica a Estação de Tratamento de Água (ETA) Menino Deus e as Estações de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Catumbi e 1º de Maio. Com o retorno da produção e bombeamento de água, o abastecimento está em processo de normalização para os seguintes bairros e comunidades: Azenha, Centro, Cidade Baixa, Medianeira, Menino Deus, Praia de Belas, Santana, Medianeira, Nonoai, Santa Tereza, Teresópolis, Vila dos Comerciários, Jardim Europa, Alto Teresópolis, Vila Orfanatrófio 1 e 2 e Cascata.

Permanecem sem energia as Ebats Carlos Gomes e Bordini, afetando o abastecimento dos bairros Auxiliadora, Bela Vista, Mont’Serrat, Moinhos de Vento, Bom Jesus, Petrópolis, Três Figueiras e Chácara das Pedras. As equipes do Dmae seguem prontidão para atender outras demandas e em contato com a equipe técnica da CEEE Equatorial para que a energia seja restabelecida. Parte do sistema Menino Deus não se restabeleceu devido aos reservatórios das estações de bombeamento terem secado e estarem sem nível para operar após várias horas sem produção e distribuição de água. São elas: Ebats Santa Tereza 1, 2 e 3; São Jorge 2; Vila dos Sargentos 1 e 2; Nonoai 2; Vila Boa Vista e Dolores Duran 2.

Também às 17h foi constatado rompimento de uma adutora de 800 milímetros de diâmetro na entrada da Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) São João, o que impacta a produção de água do sistema São João, responsável pelo abastecimento de grande parte da Zona Norte. Devido ao grande acúmulo de água na via e à grande dimensão da rede, a previsão é de que o serviço emergencial prossiga durante a noite e madrugada, o que poderá causar desabastecimento, após os reservatórios esvaziarem. O Dmae atualiza a situação das interrupções de abastecimento de água pelo twitter @dmaepoa.

Andréa Menezes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes