Dmae cancela serviço programado para a Zona Sul devido à chuva

08/09/2021 10:19

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) cancelou, devido à chuva, o serviço programado na manhã desta quarta-feira, 8, na rua Gregório da Fonseca com avenida São Sebastião, na São Sebastião com a rua Octávio de Souza, e na rua Dona Cristina com a rua Orfanotrófio, na Zona Sul. Vinculados à setorização das redes de água do Subsistema Cascatinha-Catumbi, os trabalhos iriam afetar o abastecimento de parte dos bairros Cristal, Nonoai e Santa Tereza. Já o serviço agendado para a tarde de hoje ainda depende das condições climáticas. Acompanhe as atualizações pelo twitter.com/dmaepoa.

Quarta-feira, 8:

- Está mantido o teste de estanqueidade, a partir das 14h, que afeta o abastecimento em parte do bairro Glória, nas proximidades da rua Professor Carvalho de Freitas e avenida Teresópolis. A normalização está prevista para a noite de hoje.

Quinta-feira, 9:

- Às 11h, haverá desabastecimento em outra parte do bairro Cristal para entroncamento de rede entre as ruas Arapeí e Ursa Maior (desabastecimento na região destas vias). A normalização do abastecimento é previsto para a madrugada de sexta-feira.

- A partir das 14h, haverá fecho de água para parte dos bairros Nonoai e Vila Nova para teste de estanqueidade na avenida Vicente Monteggia, 176. O abastecimento deve normalizar ainda na noite de sexta.

Normalização e aspecto da água - Após a conclusão dos serviços, a água não retorna de imediato, diferentemente da energia elétrica, que é quase instantânea. Leva um tempo até os reservatórios das estações acumularem nível suficiente para então retomarem o bombeamento para a rede pública. O abastecimento pode demorar mais a normalizar nas partes elevadas e nas pontas da rede distribuidora. Além disso, a pressão da água, ao retornar, poderá desprender micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde que eventualmente estejam nas paredes internas da canalização, alterando a transparência do líquido. Se isso ocorrer, solicite lavagem da rede ou do ramal predial pelo telefone156, opção 2.

Serviço à população - Os canais para informações e atedimento do Dmae são o telefone 156 (opção 2), site www.dmae.rs.gov.braplicativo 156+POA, e-mail dmae@dmae.prefpoa.com.br e o whats app (fone 51 99332-8170).

Ieda Pezzi e Rafaela Redin

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes