Dmae compartilha conhecimento em manutenção de redes no congresso de saneamento

12/05/2022 13:19
/ PMPA
DMAE
Técnicos de todo país recebem informações sobre a experiência do Dmae na utilização de polietileno de alta densidade

Pioneiro na utilização de polietileno de alta densidade (Pead) em redes de água no país, o Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (Dmae) recebeu técnicos de empresas, autarquias e serviços de saneamento municipais para minicurso sobre utilização do material na manhã desta quinta-feira, 12. A formação rápida apresentou as práticas de instalação, utilização e manutenção de redes de água e esgoto cloacal em Pead e foi conduzida pelo engenheiro do Dmae Jorge Brino Júnior, durante o 50º Congresso Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae).

O diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, acompanhou o curso, colocando o Dmae à disposição para dividir conhecimento técnico da área. “O Pead reduz em três vezes o percentual de fuga nas redes em que é implantado, dando muita rapidez na execução de obras de saneamento”, destacou Garcia. A procura pelo minicurso durante as inscrições motivou uma edição extra nesta tarde.

Entre as características da versatilidade do Pead estão a resistência a impactos, à abrasão, um baixo efeito de incrustação, baixa rugosidade, alta resistência química e não-corrosão. O material começou a ser utilizado no Dmae no final dos anos 1980 e atualmente está em mais de 55% dos mais de 4 mil quilômetros de rede de distribuição de água em Porto Alegre. Em redes de esgoto a implantação é mais recente.

No penúltimo dia do 50º Congresso da Assemae, o Dmae continua recebendo visitantes em seu estande, participa de mesas de debate, realiza apresentações de trabalhos técnicos e conduz visitas técnicas. O congresso reúne cerca de 2 mil pessoas entre expositores e participantes no Centro de Eventos da Fiergs, na avenida Assis Brasil, 8787, das 8h às 18h30.

  

 

Andréa Menezes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes