Dmae conclui mais uma etapa da revitalização dos prédios da Estação Moinhos de Vento

05/01/2023 15:21

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) concluiu neste mês a primeira etapa das obras de revitalização dos prédios da Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento. O prédio da direção-geral, que também abriga os filtros da estação no térreo, teve a fachada revitalizada e recebeu nova pintura.

A segunda etapa da obra terá início ainda na primeira quinzena de janeiro e contemplará a fachada da Galeria de Arte e os muros do jardim, bem como a limpeza da fachada do prédio na rua Fernando Gomes. “É mais um investimento do Dmae para resguardar o patrimônio público, tendo em vista o apreço que os porto-alegrenses possuem por essa estação de tratamento de água," destaca o diretor-geral do órgão, Alexandre Garcia.

Para executar os serviços foi contratada a empresa Costamar. O investimento estimado é de R$ 403 mil, e o prazo estipulado para o término da obra é março de 2023.

Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Fonte Afluentes do Guaíba foi uma das estruturas visitadas em Porto Alegre durante a Noite dos Museus 2022

Chafariz Afluentes do Guaíba – Também foi entregue no mês de dezembro a revitalização da fonte Afluentes do Guaíba. A escultura contempla quatro estátuas, sendo duas figuras femininas, as Ninfas que simbolizam os rios Caí e dos Sinos, e duas masculinas, os Netunos, representando os rios Jacuí e Gravataí. 

As estátuas são consideradas o mais antigo monumento público de Porto Alegre, instalado em 1866 com o propósito de abastecer a população com água potável. O chafariz era localizado na Praça da Matriz, no Centro Histórico. Esculpidas em mármore de Carrara, as estátuas têm uma estética clássica idealizada pelo arquiteto italiano José Obino. Desde 2014, as peças, que estiveram por último na Praça Dom Sebastião, em frente ao Colégio Rosário, no bairro Independência, fazem parte do chafariz do jardim do Dmae.

A obra recebeu um investimento de R$ 100 mil para revitalização e também foi executada pela Costamar, por meio de um contrato de manutenção predial, que está em vigência.

 

Maria de Lourdes Wolff

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes