Dmae conclui primeira etapa de entroncamento entre adutoras no bairro Petrópolis
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) concluiu no final da tarde desta quarta-feira, 27, a primeira etapa do entroncamento entre duas adutoras na esquina entre as ruas Felipe de Oliveira e Souza Doca, no bairro Petrópolis. O serviço faz parte da interligação dos sistemas Menino Deus e Moinhos de Vento.
O objetivo é minimizar as oscilações de fornecimento de água tratada nas partes altas de Porto Alegre - muitas delas atendidas pelo sistema Menino Deus. Entre as localidades beneficiadas estão parte do bairro Lomba do Pinheiro e o Morro da Cruz, assim como outras áreas das zonas Leste e Norte.
“Teremos uma segunda etapa deste entroncamento, na próxima semana, concluindo os trabalhos na adutora Gutemberg. Permanecemos avançando com as obras de interligação com o objetivo de qualificar o abastecimento até a chegada do pico de calor”, explica o diretor-geral do Dmae, Mauricio Loss.
Sistema Moinhos de Vento - A área que registraria falta d’água em razão da obra no bairro Petrópolis faz parte do sistema Moinhos de Vento - que, nesta quarta, foi desligado para manutenção na Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab). O serviço, que consiste na limpeza do mecanismo de sucção, também foi concluído.
A normalização será gradual, à medida que a Estação de Tratamento de Água (ETA) e as Estações de Bombeamento de Água Tratada (Ebats) retomam as suas atividades. Nos pontos mais afastados, o retorno deve ocorrer entre a madrugada e a manhã desta quinta-feira, 28.
Retorno da água - Após paradas mais longas, a água pode apresentar alteração de cor e gosto devido ao arraste de micropartículas não prejudiciais à saúde, que podem estar dentro da tubulação. Se os aspectos demorarem a normalizar, deve ser solicitada a lavagem da rede e do ramal domiciliar por meio do Sistema 156.
Gilmar Martins