Dmae conserta lajes de galeria pluvial em frente à rodoviária
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) começou, às 9h desta quinta-feira, 25, o trabalho de reposição de duas lajes que quebraram em frente à estação da Trensurb na rodoviária, no Centro Histórico. As lajes ficam acima de uma galeria pluvial de 1,5 metro de diâmetro. O serviço deve ser concluído até as 16h. O diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, e o diretor-adjunto, Darcy Nunes dos Santos, acompanharam a ação.
“O Dmae acionou ainda no ano passado, através da Secretaria de Obras e Infraestrutura, a empresa responsável pela execução da galeria pluvial e da elevada que permitiu acesso direto da Júlio de Castilhos até a avenida da Legalidade, pois esta obra da Copa do Mundo ainda está na garantia. Com a falta de retorno da empresa e a urgência no reparo, o Departamento decidiu agir por conta própria, confeccionando as lajes na sua fábrica de pré-moldados e realizando a manutenção”, afirma Garcia.
Desde o surgimento do buraco causado devido ao rompimento das lajes, em meados de outubro, o Dmae tem mantido o local sinalizado. As peças, que são de grandes dimensões, foram concretadas na fábrica no fim de janeiro, sendo que o tempo de cura foi de 30 dias.
A ação nesta quinta-feira conta com o apoio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para o bloqueio parcial da via, necessário para a abertura da pista e manuseio das lajes com retroescavadeira. O local permanecerá bloqueado parcialmente para a repavimentação com asfalto, o que deve ocorrer até o fim desta semana.
Elisandra Borba