Dmae continua o conserto do emissário na Praia de Belas

17/07/2019 08:45
DMAE/PMPA
DMAE
Trabalhos prosseguem na avenida Praia de Belas, próximo à rua Rita Lobato

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) prossegue, nos próximos dias, com o conserto do emissário de esgoto cloacal na avenida Praia de Belas. Após a identificação do ponto exato do rompimento, onde os canos de fibra ótica atravessaram a canalização de esgoto, a equipe está realizando o conserto do tubo e depois será necessário concretar, antes de fechar a pista. A etapa de concretagem necessita de tempo de cura e depende de clima seco. Por este motivo, ainda é necessário bloqueio total da avenida no trecho. 

A empresa Sinos Telecomunicações, terceirizada da telefônica Vivo, não informou o incidente que ocasionou o rompimento do emissário de esgoto cloacal à  Divisão de Conservação de Vias Urbanas, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), que concede licença para a realização desse tipo de serviço. Acionado pelo 156 no sábado, 13, o Dmae enviou equipes para verificação e sinalização do local. No domingo, 14, os técnicos identificaram o rompimento de emissário de esgoto e não da tubulação de água como registraram os moradores do entorno. 

Desvios alterados

 

Praia de Belas (pista da direita): Rua Cel. André Belo à direita, rua Múcio Teixeira à esquerda, av. Aureliano Figueiredo Pinto à esquerda e av. Praia de Belas, à direita.
 
Praia de Belas (transporte coletivo): as linhas com itinerário na região seguem pela av. Ipiranga, à esquerda; av. Edvaldo Pereira Paiva à direita; av. Aureliano de Figueiredo Pinto à direita; av. Praia de Belas à esquerda.
 
Desvios que seguem sem alterações
 
Praia de Belas (pista da esquerda): av. Ipiranga, à esquerda; av. Edvaldo Pereira Paiva, à direita; av. Aureliano de Figueiredo Pinto, à esquerda; av. Edvaldo Pereira Paiva, em direção ao Centro; ou, av. Augusto de Carvalho, à direita; av. Washington Luiz, à direita; Gen Auto, à esquerda; rua Demétrio Ribeiro, à direita e av. Borges de Medeiros.
 
Para os condutores oriundos da Zona Sul, a melhor alternativa será a av. Edvaldo Pereira Paiva. Já para os motoristas que acessam a av. Praia de Belas oriundos do bairro Menino Deus, a melhor opção será a rua Múcio Teixeira ou av. Erico Verissimo.
 
Agentes de trânsito estarão no local do para orientar os motoristas e minimizar eventuais transtornos causados pelo bloqueio, que terá acesso local permitido.

Trecho da Praia de Belas em frente à Praça Isabel, a Católica: durante o mês de julho foi realizada a recuperação da laje superior de concreto armado da galeria pluvial. Neste momento, a obra está na etapa de cura do concreto, que depende de clima seco. Além disso, a equipe iniciou a limpeza e organização da Praça Isabel, a Católica, impactada pela movimentação dos equipamentos necessários para o conserto. A previsão é de conclusão total deste trecho no próximo mês.

O Dmae já executou o reparo da canalização de esgoto cloacal e agora está na etapa de reconstrução do canal pluvial que passa sob a canalização de esgoto.

Histórico da obra - O conserto da rede de esgoto começou em 20 de maio. Como a rede é de 1960, com diâmetro externo de 1m70cm, o serviço é complexo e demorado porque, além da canalização ser antiga, passa embaixo de um canal pluvial. Devido à necessidade de escavação e interdição da via, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) orienta o trânsito na avenida Praia de Belas, entre a Aureliano de Figueiredo Pinto e a rua da República, em frente à Praça Isabel, a Católica. Qualquer alteração será informada pelo twitter da EPTC.

 

Aline Antunes Coelho

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes