Dmae continua o conserto do emissário na Praia de Belas
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) prossegue, nos próximos dias, com o conserto do emissário de esgoto cloacal na avenida Praia de Belas. Após a identificação do ponto exato do rompimento, onde os canos de fibra ótica atravessaram a canalização de esgoto, a equipe está realizando o conserto do tubo e depois será necessário concretar, antes de fechar a pista. A etapa de concretagem necessita de tempo de cura e depende de clima seco. Por este motivo, ainda é necessário bloqueio total da avenida no trecho.
A empresa Sinos Telecomunicações, terceirizada da telefônica Vivo, não informou o incidente que ocasionou o rompimento do emissário de esgoto cloacal à Divisão de Conservação de Vias Urbanas, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), que concede licença para a realização desse tipo de serviço. Acionado pelo 156 no sábado, 13, o Dmae enviou equipes para verificação e sinalização do local. No domingo, 14, os técnicos identificaram o rompimento de emissário de esgoto e não da tubulação de água como registraram os moradores do entorno.
Desvios alterados
Trecho da Praia de Belas em frente à Praça Isabel, a Católica: durante o mês de julho foi realizada a recuperação da laje superior de concreto armado da galeria pluvial. Neste momento, a obra está na etapa de cura do concreto, que depende de clima seco. Além disso, a equipe iniciou a limpeza e organização da Praça Isabel, a Católica, impactada pela movimentação dos equipamentos necessários para o conserto. A previsão é de conclusão total deste trecho no próximo mês.
O Dmae já executou o reparo da canalização de esgoto cloacal e agora está na etapa de reconstrução do canal pluvial que passa sob a canalização de esgoto.
Histórico da obra - O conserto da rede de esgoto começou em 20 de maio. Como a rede é de 1960, com diâmetro externo de 1m70cm, o serviço é complexo e demorado porque, além da canalização ser antiga, passa embaixo de um canal pluvial. Devido à necessidade de escavação e interdição da via, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) orienta o trânsito na avenida Praia de Belas, entre a Aureliano de Figueiredo Pinto e a rua da República, em frente à Praça Isabel, a Católica. Qualquer alteração será informada pelo twitter da EPTC.
Taís Dimer Dihl