Dmae continua substituindo redes de água na zona Norte

27/09/2018 17:19
Maria Ana Krack / PMPA
DMAE
Obras de substituição da rede de água estão com 65% de área concluída

As obras de substituição da rede de água no bairro Santa Maria Goretti, zona Norte de Porto Alegre, estão com 65% de área concluída. Desde janeiro, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) trabalha na região para trocar as tubulações em ferro implantadas na década de 1970. Até o final do ano serão trocados 20,6 quilômetros de rede, beneficiando cerca de 6.250 pessoas da região, com investimento total de R$ 6,2 milhões, oriundos de recursos advindos da tarifa de água. 

No decorrer desta semana e início de outubro, as equipes começam os trabalhos de substituição na área do quadrilátero entre a avenida Rio São Gonçalo, rua São Nicolau, avenida João Saldanha, avenida Carneiro da Fontoura e avenida Sertório, próximo do Centro Comunitário Primeiro de Maio (Ceprima) e Praça Coronel Aldo Ladeira Ribeiro, veja detalhes nos mapas 1  e 2.

O Dmae solicita a compreensão dos moradores da região durante o período, pois devido à necessidade de escavação e do deslocamento de tubulações do leito da rua para a calçada, os trabalhos interferem no cotidiano do bairro. A retirada das tubulações do leito da rua está sendo feita com o objetivo de simplificar manutenções futuras, que evitarão interrupções no trânsito. Os técnicos do Dmae também alertam aos moradores que, nos imóveis em que os relógios não estão em local de fácil acesso para leitura, está sendo feito o deslocamento do quadro e substituição do ramal existente. 

Maria Ana Krack / PMPA
DMAE
Os trechos substituídos são de tubulações implantadas em 1975

 

A obra - Os trechos substituídos são de tubulações implantadas em 1975. Segundo a engenheira Carla Leão, da Equipe de Obras Civis da Coordenação de Obras do Dmae, a substituição por tubulações em polietileno de alta densidade (pead) melhora a pressão da água na região, diminui o número de rompimentos nas tubulações e consequentes consertos. Além disso, após a implantação da nova rede em pead, as suspensões no abastecimento serão feitas em áreas menores, pois o pead permitirá a setorização no bairro. Serão sete setores de redes com diâmetros que variam de 110 mm a 315 mm. A conclusão da obra deverá ocorrer no início de 2019. 

Denise Righi