Dmae contrata geradores para garantir suprimento de energia na ETA Belém Novo

12/01/2024 09:16
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Geradores movidos a óleo diesel serão sistema alternativo em caso de queda de energia elétrica na estação

Seis geradores e três transformadores irão garantir que a Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo não interrompa a produção de água devido a quedas na energia elétrica durante o verão 2024. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizou uma contratação emergencial por 90 dias, ao custo de R$ 2,1 milhões, em recursos próprios. O processo de locação está em fase de finalização, e os equipamentos devem ser instalados ainda em janeiro.

O objetivo é evitar que faltas de luz, como as verificadas no final de 2023, prejudiquem o abastecimento de água em bairros das zonas Sul e Extremo-Sul. Os equipamentos serão instalados na área da ETA, situada na rua Florêncio Faria, no bairro Belém Novo. Nas proximidades ficam ainda a Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab), que capta a água do Guaíba, e duas Estações de Bombeamento de Água Tratada (Ebat): Restinga/Xavantes e Boa Vista. As quatro instalações serão atendidas pelos equipamentos caso falte energia.

A diretora de Tratamento e Meio Ambiente do Dmae, Joice Becker, explica que os geradores e transformadores serão imediatamente acionados em caso de interrupção no fornecimento de energia elétrica. “Desta forma, garantimos uma fonte alternativa já disponível no local, que permitirá a produção contínua de água no sistema Belém Novo”, destaca Becker.

Belém Novo - O Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Belém Novo, responsável pelo abastecimento de cerca de 400 mil pessoas numa área geográfica de aproximadamente um terço de Porto Alegre, está no limite da capacidade de produção devido ao crescimento populacional na região. Quando ocorrem eventos prolongados de falta de água, o retorno do abastecimento demora a atingir o equilíbrio nas 16 Ebats e 17 reservatórios que compõe o SAA, em regiões altas e com mais de 20km de percurso de canalizações.

O déficit na produção de água do SAA Belém Novo será sanado completamente quando o SAA Ponta do Arado estiver em funcionamento. A adutora subaquática de captação de água, primeira obra do sistema concluída, foi finalizada em outubro de 2022 e as outras seis obras estão em andamento.

 

Andréa Menezes

Cristiano Vieira