Dmae contrata geradores para garantir suprimento de energia na ETA Belém Novo

12/01/2024 09:16
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Geradores movidos a óleo diesel serão sistema alternativo em caso de queda de energia elétrica na estação

Seis geradores e tr√™s transformadores ir√£o garantir que a Esta√ß√£o de Tratamento de √Āgua (ETA) Bel√©m Novo n√£o interrompa a produ√ß√£o de √°gua devido a quedas na energia el√©trica durante o ver√£o 2024. O Departamento Municipal de √Āgua e Esgotos (Dmae) realizou uma contrata√ß√£o emergencial por 90 dias, ao custo de R$ 2,1 milh√Ķes, em recursos pr√≥prios. O processo de loca√ß√£o est√° em fase de finaliza√ß√£o, e os equipamentos devem ser instalados ainda em janeiro.

O objetivo √© evitar que faltas de luz, como as verificadas no final de 2023, prejudiquem o abastecimento de √°gua em bairros das zonas Sul e Extremo-Sul. Os equipamentos ser√£o instalados na √°rea da ETA, situada na rua Flor√™ncio Faria, no bairro Bel√©m Novo. Nas proximidades ficam ainda a Esta√ß√£o de Bombeamento de √Āgua Bruta (Ebab), que capta a √°gua do Gua√≠ba, e duas Esta√ß√Ķes de Bombeamento de √Āgua Tratada (Ebat): Restinga/Xavantes e Boa Vista. As quatro instala√ß√Ķes ser√£o atendidas pelos equipamentos caso falte energia.

A diretora de Tratamento e Meio Ambiente do Dmae, Joice Becker, explica que os geradores e transformadores¬†ser√£o imediatamente acionados em caso de interrup√ß√£o no fornecimento de energia el√©trica. ‚ÄúDesta forma, garantimos uma fonte alternativa j√° dispon√≠vel no local, que permitir√° a produ√ß√£o cont√≠nua de √°gua no sistema Bel√©m Novo‚ÄĚ, destaca Becker.

Bel√©m Novo - O Sistema de Abastecimento de √Āgua (SAA) Bel√©m Novo, respons√°vel pelo abastecimento de cerca de 400 mil pessoas numa √°rea geogr√°fica de aproximadamente um ter√ßo de Porto Alegre, est√° no limite da capacidade de produ√ß√£o devido ao crescimento populacional na regi√£o. Quando ocorrem eventos prolongados de falta de √°gua, o retorno do abastecimento demora a atingir o equil√≠brio nas 16 Ebats e 17 reservat√≥rios que comp√Ķe o SAA, em regi√Ķes altas e com mais de 20km de percurso de canaliza√ß√Ķes.

O déficit na produção de água do SAA Belém Novo será sanado completamente quando o SAA Ponta do Arado estiver em funcionamento. A adutora subaquática de captação de água, primeira obra do sistema concluída, foi finalizada em outubro de 2022 e as outras seis obras estão em andamento.

 

Andréa Menezes

Cristiano Vieira