Dmae desativa rede antiga no bairro Santa Tereza

10/05/2021 17:28

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) vai desativar uma rede antiga na rua João Fernandes Soares esquina da rua Deputado Aramis Silva, na quinta-feira, 13. Poderá faltar água em parte dos bairros Santa Tereza e Teresópolis, a partir das 9h. O abastecimento deverá normalizar à noite, ou depois desse prazo nas partes mais altas da região. Se chover, o serviço poderá ser transferido. 

Substituição de redes de água – A desativação da rede antiga faz parte da obra para modernizar 1.384m de redes de água na rua João Fernandes Soares e adjacências (ruas Felipe Weinmann, Oscar Tollens, Júlio Lopes dos Santos e Sepé Tiaraju).  Iniciada no final de março, deve ser concluída ainda neste mês. Ao todo são 86 ligações prediais, beneficiando 435 habitantes. O investimento do Dmae é de R$ 87,4 mil.  

Entenda mais sobre os serviços do Dmae - Os serviços programados têm o objetivo de qualificar a rede de abastecimento, com substituições ou manutenções planejadas. São serviços que abrangem uma grande área (um ou mais bairros) e demandam mais de quatro horas para execução. Os serviços programados são divulgados com antecedência e têm previsão de início e término, tanto do serviço quanto do retorno do abastecimento.

Normalização do abastecimento -  Ao final dos serviços do Dmae, a água não volta de imediato, tal como a energia elétrica, que é quase instantânea. Primeiro os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) precisam acumular nível suficiente de água, evitando que os motores queimem ao serem religados. Depois, já na rede distribuidora, a água pode demorar mais para chegar até as partes altas e as pontas da canalização.

Aspecto da água -  A água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2.

Informações do Dmae:
telefone 156 opção 2
site: www.dmae.rs.gov.br
aplicativo #EUFAÇOPOA
e-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
whats: 51 99332-8170

Ieda Pezzi

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes