Dmae divulga orientações sobre pedidos de revisão de contas de água
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) anunciou nesta quarta-feira, 17, orientações sobre como clientes podem fazer pedidos de revisão da conta de água que chegou em março, caso haja dúvida sobre a cobrança, que voltou a ser feita com base na leitura do hidrômetro e não mais por média de determinado período de 2023.
Quem tiver dúvidas sobre a conta, pode comparar os primeiros quatro números de seu relógio com o valor da leitura do hidrômetro que aparece na fatura. Se a marcação na conta for menor que a do hidrômetro, a leitura e o valor estão corretos.
Parcelamento - Se o valor estiver correto, mas veio acima da possibilidade de pagamento do cliente, o Dmae oferece parcelamento em até 60 vezes, desde que a parcela não seja inferior a R$ 97,20. A critério do consumidor, o valor pode acompanhar a conta mensal ou ser impresso um carnê para pagamento parcelado, em separado.
Crédito - Se o número da marcação de leitura na conta de água for maior do que o dos quatro primeiros números do hidrômetro, e não houver vazamento interno, a cobrança pode ser reavaliada e, se for o caso, o Dmae fará o acerto, com reemissão da conta com o valor correto. Caso ela já tenha sido paga, será gerado um crédito a ser descontado em contas futuras.
Contato - Se houver constatação de problema, o cliente pode solicitar a revisão do valor pelo e-mail dmae@dmae.prefpoa.com.br, com imagem ou arquivo de conta e uma foto atual do hidrômetro, em que seja possível ver os quatro primeiros números pretos. O Dmae também disponibiliza cinco locais de atendimento presencial (ver lista abaixo).
Mudança - Em novembro de 2023, após frequentes problemas constatados no serviço prestado pela então empresa contratada para efetuar leitura de hidrômetros, impressão e entrega de contas de água, o Dmae rompeu o contrato. Não houve leituras de hidrômetros de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024, até que nova empresa fosse contratada, por meio de licitação.
Em razão disso, para gerar as contas de dezembro, janeiro e fevereiro, foi usada a média com base nas leituras de agosto, setembro e outubro. Nos casos em que não havia registro de consumo de água nesses meses acima (em razão de viagem ou outro motivo), foi usada uma média dos três últimos meses com consumo. A nova empresa contratada pelo Dmae passou a fazer leitura de hidrômetros, impressão e entrega de contas a partir de março de 2024.
O valor mais recente da conta pode ter sido superior porque, descontadas as cobranças feitas por média, de dezembro a fevereiro, também foi cobrada a diferença apontada pelo hidrômetro, na comparação entre novembro e março, caso tenha sido necessário. É importante ressaltar que, no verão, o consumo tende a ser maior. Essa diferença pode ter resultado em um saldo superior a ser cobrado em alguns ramais.
Atendimento presencial
Posto de Atendimento Comercial Centro: rua José Montaury, 159, Centro Histórico. Segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 16h30
Posto de Atendimento Tudo Fácil POP Center: avenida Júlio de Castilhos, 235, 3º andar. Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e sábados, das 9h às 13h, sem fechar ao meio-dia
Posto de Atendimento Zona Leste: avenida Cristiano Fischer, 2.402, Partenon. Segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 16h30
Posto de Atendimento Tudo Fácil Zona Norte: Shopping Bourbon Wallig, na avenida Assis Brasil, 2611, bairro Cristo Redentor. Segunda a sexta-feira, das 10h às 20h. Sábados, das 10h às 14h
Posto de Atendimento Tudo Fácil Zona Sul: avenida Wenceslau Escobar, 2666, no bairro Tristeza. Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Gilmar Martins