Dmae doa mais 50 computadores a escolas municipais da Zona Norte

26/11/2021 15:08
Rafaela Redin / PMPA
DMAE
Emef Vereador Antônio Giúdice, no Humaitá, ganhou mais 25 computadores.

Na manhã desta sexta-feira, 26, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizou a entrega de mais 50 computadores às escolas municipais de Ensino Fundamental Vereador Antônio Giúdice e Migrantes, ambas da Zona Norte. “Acreditamos no projeto de aproximação dos alunos ao universo da tecnologia, e o Departamento fica lisonjeado de atender a esses pedidos, auxiliando no desenvolvimento do ensino do município”, disse o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, que acompanhou a ação.

Localizada no bairro Humaitá, a escola Vereador Antônio Giudice recebeu recentemente, também do Departamento, a doação de 15 estações de trabalho (computadores, monitores, teclados e mouses). As estações foram destinadas ao setor administrativo da instituição. Nesta segunda leva, em atendimento à solicitação da escola, foram entregues 25 computadores, cujo objetivo é serem instalados nas salas de aula. “A intenção é que a gente consigo qualificar o trabalho com professor e com os alunos e naturalizar o acesso à tecnologia. A gente sabe que muitos alunos não têm acesso a um computador”, explicou o diretor da escola, Mateus Ceni de Olivieira.

"É muito importante que exista essa integração dentro do governo, que permita que um equipamento em boas condições possa ter uma destinação diferente, mas que seja tão importante quanto àquela para a qual foi adquirido. E o acesso a um computador, hoje, é um elemento fundamental para a educação", afirmou a secretária de Educação, Janaina Audino.

Rafaela Redin / PMPA
DMAE
Outros 25 computadores foram doados à Emef Migrantes, no bairro São João.

Já a escola Migrantes, localizada na avenida Severo Dullius, bairro São João, atende cerca de 190 alunos, sendo a maioria filhos de moradores da Vila Dique. À esta instituição também foram doados 25 computadores completos que serão disponibilizados no laboratório de informática. “Por não possuírem computador ou outras tecnologias em casa, quando os estudantes começam a ter contato com os equipamentos, logo começam a ter domínio, especialmente, pelo desejo de aprender”, disse a vice-diretora Ana Paula Araújo.

As doações do Dmae, que ocorrem periodicamente, visam manter em uso o maquinário do Departamento que está em boas condições para que as escolas municipais possam investir em infraestrutura de acesso a alunos e funcionários.

Rafaela Redin e Antônio Bavaresco

Gilmar Martins