Dmae e PUCRS analisam convênio técnico-científico na área de ensaios metrológicos

22/07/2021 08:30
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Equipe técnica do Labelo, complexo de laboratórios especializados em eletroeletrônica da universidade, visitou o Departamento

Equipe técnica do Labelo, complexo de laboratórios especializados em eletroeletrônica da PUCRS, visitou o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) na tarde de quarta-feira, 21. Recebida pelo diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, que frisou a importância da proximidade com o ambiente acadêmico, a equipe foi encaminhada ao Laboratório de Hidrômetros da Coordenação de Micromedição do Dmae, onde conheceu as bancadas gravimétrica e volumétrica, em que são realizados os ensaios de controle metrológico dos hidrômetros do Departamento.

Com o término do período de adaptação e entrada em vigor da portaria Inmetro 295, de 2018, que trata especificamente dos medidores de volume de água, e considerando a norma ABNT 15.538, que especifica os critérios e procedimentos para avaliação da eficiência em medidores de água potável, o laboratório de calibração e ensaios da PUCRS realizou um benchmarking com a equipe técnica do laboratório de hidrômetros. Entre as funções do Laboratório de Hidrômetros do Dmae está a aferição da qualidade dos medidores novos adquiridos pelo Dmae, além do atendimento às demandas de clientes para verificação do correto funcionamento dos hidrômetros em uso, conforme métodos e parâmetros estabelecidos pelo Inmetro.

“O Labelo pretende prestar serviços para aprovação de modelos em hidrômetros, tornando-se uma opção para desafogar a fila de acreditação do Inmetro, principalmente com a entrada de novas tecnologias e medidores eletrônicos, em que serão feitas análises metrológicas, de software e de compatibilidade eletromagnética,. Gostaríamos de firmar um convênio de cooperação técnico-científica para troca de informações e serviços entre o Dmae e a PUCRS”, afirmou o gerente de Relacionamentos e Contratos do Labelo, Anderson Camargo Bandeira.

Segundo o coordenador de Micromedição, da Gerência de Gestão de Consumo do Dmae, Maturino Rabelo Júnior, a realização dos ensaios de verificação de qualidade dos hidrômetros em uso por um laboratório externo traria maior confiabilidade ao usuário e deixaria a equipe técnica do Departamento focada nos procedimentos de aferição da qualidade de equipamentos novos, controle de estoque e necessidades de substituição de hidrômetros, entre outros. “Realizamos os ensaios quando há solicitação de clientes para testes em seus hidrômetros porque não há laboratório que realize esses procedimentos. O Labelo, por estar dentro de uma universidade, seria um laboratório externo que somaria em credibilidade ao nosso processo”, concluiu Rabelo Júnior, colocando o setor à disposição para troca de informações técnicas sobre as bancadas de água.

Também acompanharam a visita, pelo Dmae, o diretor comercial, Fabio Britz, o gerente de Gestão do Consumo, João Batista Nunes, e os técnicos do Laboratório de Hidrômetros Rogério Melo, Ariel Nunes e Paulo Sérgio Gonçalves. Pela PUCRS, o engenheiro eletricista André Moura dos Santos e a bolsista de engenharia hídrica Bianca dos Santos Von Ahn.

O Laboratório de Hidrômetros faz parte da Coordenação de Micromedição, da Gerência de Gestão de Consumo da Diretoria de Relacionamento com o Cliente do Dmae. O laboratório realiza a gestão do parque de hidrômetros, local em que são administradas as demandas relativas a estes equipamentos, como o recebimento e aferição da qualidade junto a fornecedores, controle das especificações técnicas dos medidores, calibração, distribuição, estocagem e ainda atendimento ao público usuário do Dmae, entre outras atividades técnicas.

 

Andréa Menezes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes