Dmae encaminha setorização de redes e lavagem da Estação Belém Novo

25/09/2021 08:48

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) agendou novas etapas da setorização de redes de água do Subsistema Cascatinha – Catumbi na semana de 27 de setembro até 1º de outubro. Também será feita a lavagem do decantador automatizado Superpulsator 2 da Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo e a substituição de ventosas de uma adutora de diâmetro 600mm, sendo todos os serviços na Zona Sul. A programação poderá ser alterada por motivos técnicos ou climáticos, exceto os testes de estanqueidade que serão realizados com qualquer tempo. Acompanhe as atualizações dos serviços do Dmae pelo twitter.com/dmaepoa.

Setorização do Subsistema Cascatinha-Catumbi – A setorização é a divisão da rede distribuidora em distritos menores, denominados Distritos de Medição e Controle (DMCs). Em cada Distrito são instalados macromedidores individuais, com a finalidade de mensurar a quantidade de água distribuída, reduzir a área de desabastecimento durante as manutenções na rede e regular a pressão da água. Depois de instalado, cada DMC é submetido a um teste de estanqueidade. O Subsistema Cascatinha-Catumbi abastece os bairros Campo Novo, Cavalhada, Cristal, Medianeira, Nonoai e Vila Nova. O Dmae está investindo R$ 7,27 milhões em recursos próprios. A setorização está sendo executada pela empresa Enops desde março e o encerramento está previsto para outubro.

Programação da semana:

Segunda-feira, 27
- A partir das 10h, poderá haver desabastecimento em parte da Vila Nova (perímetro formado pelas ruas Amapá e Ângelo Passuelo e avenida Vicente Monteggia, em função do teste de estanqueidade no Distrito de Medição e Controle (DMC) número 14 na avenida Vicente Monteggia, 10. O abastecimento deve normalizar durante a noite de segunda.

Terça-feira, 28
- A partir das 6h, poderá ocorrer baixa pressão ou falta de água em parte dos bairros Extrema, Lajeado, Lami, Lomba do Pinheiro, Pitinga, Restinga, São Caetano e Belém Novo. O motivo é a lavagem do decantador automatizado Superpulsator 2 na Estação de Tratamento de Água Belém Novo (rua Florêncio Faria, 227), uma ação periódica destinada a manter a qualidade da água tratada. A previsão é normalizar a partir da noite de terça.

- A partir das 6h, poderá faltar água nos bairros Belém Novo e Chapéu do Sol, devido à substituição de ventosas da adutora de diâmetro 600mm, em três pontos: na Estrada Francisca de Oliveira Vieira, números 936 e 980; na Estrada Chapéu do Sol, 1959; e na Darcy Pereira Pozzi, 88. A água deve retornar a partir da tarde de terça.

- A partir das 10h, parte dos bairros Cristal e Nonoai poderão ficar sem água devido ao teste de estanqueidade na avenida São Sebastião esquina da rua Octávio de Souza. O retorno da água é esperado durante a noite de terça.

Quarta-feira, 29
- A partir das 10h, parte da Vila Nova (perímetro formado pelas avenidas Vicente Monteggia, Rodrigues da Fonseca, Belém Velho e Estrada João Passuelo) terá o abastecimento interrompido para o teste de estanqueidade do Distrito de Medição e Controle (DMC) número 17, na estrada João Passuelo, 160. A água deve retornar durante a noite de quarta.

Quinta-feira, 30
- A partir das 10h, outra parte do bairro Vila Nova (perímetro formado pela avenida Vicente Monteggia, Estrada Aracaju e ruas Alcebíades Antônio dos Santos e Leão Licurgo Brasiliano Arana) poderá ficar desabastecida em função do teste de estanqueidade do Distrito de Medição e Controle (DMC) número 12. O local dos trabalhos é a avenida Vicente Monteggia. A normalização deve ocorrer à noite.

Sexta-feira, 01/10
- A partir das 10h, parte dos bairros Cristal e Nonoai poderá ter falta de água devido ao teste de estanqueidade do Distrito de Medição e Controle (DMC) número 7, na rua Dona Cristina. A previsão é normalizar à noite.

Informações do Dmae:
telefone 156 opção 2
site: www.dmae.rs.gov.br
aplicativo 156+POA
e-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
whats: 51 99332-8170

 

 

  

 

Ieda Pezzi

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes