Agora, este é o portal oficial da Prefeitura. Se não encontrar o que precisa, utilize o menu, acesse uma secretaria específica e localize o respectivo link de acesso ao site antigo.
Serviços Urbanos

Dmae esclarece sobre consertos na rede de água da Capital

23/03/2020 17:48
Aline Antunes Coelho / DMAE PMPA
Água e esgotos
Trabalhos seguem ocorrendo para auxiliar à população

Os serviços de manutenção das canalizações como vazamentos e rompimentos nas redes de bombeamento de água da Capital seguem em funcionamento por determinação do prefeito Nelson Marchezan Júnior. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) mantém o serviço, assim como os consertos das redes de esgoto e drenagem, mesmo durante o período de combate ao coronavírus.

Entenda como funciona um conserto emergencial: 


- A demanda entra pelo 156, opção 2, aplicativo #EuFaçoPOA, e-mail ou chatdmae;


- A  equipe programa a vistoria para avaliar a extensão e a urgência. Nos casos urgentes o conserto é feito na hora, os demais são programados; 


- Antes de iniciar um conserto na rede de água os registros são fechados e uma área determinada fica desabastecida;


- Quando finaliza o conserto a equipe abre os registros e reinicia a distribuição da água pelas canalizações;


- O caminho percorrido pela água é longo. Quando o serviço é concluído, a água ainda leva um tempo para encher o reservatório, e os canos, para reiniciar a distribuição. A água segue o fluxo natural, não há como escolher qual área será abastecida primeiro. As áreas mais próximas do conserto recebem água antes, as mais afastadas e altas, depois. O retorno da água é diferente da energia, que retorna instantaneamente para todos. Algumas regiões não têm impacto nas residências por características locais: caixas de água em prédios e casas, por exemplo. Portanto é importante que as residências tenham reservatório para esses casos emergenciais.


Os serviços programados estão sendo mantidos porque objetivam melhorar o abastecimento, uma vez que as canalizações são antigas e estão sendo substituídas por novas, a fim de diminuir os rompimentos das redes.  Os esforços do Dmae estão concentrados em manter os serviços essenciais. 


Acompanhe os serviços do Departamento pelo twitter\dmaepoa.

Contate o Dmae pelos canais:

Telefone: 156 opção 2

Site: www.dmae.prefpoa.com.br

Aplicativo #EUFAÇOPOA

E-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br

Chatdmae: centraldmae.procempa.com.br/chat

Whats: (51) 99332-8170.

 

 

Aline Antunes Coelho

André Malinoski

Acompanhe a prefeitura nas redes