Dmae faz dez serviços programados durante a semana

14/06/2021 08:36
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Serviços contemplam setorização e interligação de redes e manutenção de estações

O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) programou para os próximos dias serviços para setorização de redes de abastecimento de água nas regiões Cascatinha e Catumbi; entroncamento e substituição de redes para implantação do reservatório Cristiano Kraemer na Zona Sul; e manutenção de estações na Zona Norte.

Setorização de redes de água - A divisão do subsistema Cascatinha-Catumbi em setores menores e estanques prossegue nos bairros Cristal e Santa Tereza na segunda, 14, e quarta-feira, 16, e no Campo Novo e Vila Nova na terça, 15, e quinta-feira, 17. Os serviços terão duração de 12 horas cada um, iniciando-se às 9h e finalizando às 21h, com previsão de normalização no decorrer da noite até a madrugada do dia seguinte nos pontos altos e pontas de rede. A setorização Cascatinha/Catumbi abrange 194 quilômetros de redes de água, alcançando cerca de 91 mil pessoas. O investimento é de R$ 7,27 milhões.

Substituição de redes de água no entorno da Gibran Khalil – Na segunda-feira, 14, também será executado entroncamento de redes na avenida Joracy Camargo esquina com rua Dr. Leônidas Soares Machado, interrompendo o abastecimento para Teresópolis, Medianeira e Santa Tereza a partir das 9h. O serviço faz parte da substituição de redes de água no entorno da rua Gibran Khalil e está entrando em fase final.

Manutenção de estações - A partir das 18h na segunda-feira, 14, será feita a manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Ãgua (ETA) São João, Zona Norte. Para o serviço, será necessário reduzir a produção e o escoamento de água (vazão) da ETA, o que poderá causar baixa pressão e interrupção do abastecimento em alguns pontos nos bairros Anchieta, Auxiliadora, Higienópolis, Humaitá, Jardim São Pedro, Navegantes, Passo d’Areia, São Geraldo, São João e Vila Farrapos. A normalização é prevista para a noite. No mesmo sistema, na terça-feira, 15, serão substituídos dois registros na Estação de Bombeamento de Ãgua Tratada (Ebat) Ouro Preto, a partir das 7h.  As substituições vão facilitar a realização de manutenções futuras nas bombas da Ebat.

O serviço tem previsão de oito horas de execução e vai afetar os bairros Boa Vista, Costa e Silva, Cristo Redentor, Jardim Carvalho, Jardim Floresta, Jardim Itu, Jardim Leopoldina, Jardim Lindóia, Jardim Sabará, Jardim São Pedro, Mario Quintana, Morro Santana, Parque Santa Fé, Passo das Pedras, Rubem Berta, Santa Maria Goretti, Santa Rosa de Lima, São Sebastião, Sarandi e Vila Ipiranga. O retorno do abastecimento está previsto para a noite de terça, podendo estender-se até a madrugada de quarta em alguns pontos.

Reservatório Cristiano Kraemer - Na quinta-feira, 17, a partir das 9h, serão retomadas as interligações de rede na av. Juca Batista, na altura das ruas Cirino Prunes e Vereador Roberto Landell de Moura, em mais uma etapa para execução do novo Reservatório Cristiano Kraemer, na Zona Sul. O abastecimento será interrompido em parte da Aberta dos Morros, Campo Novo, Ipanema e Espírito Santo, com estimativa de retorno à noite, podendo demorar mais nos pontos elevados da rede distribuidora.

O novo reservatório em concreto armado vai ampliar em 50% a capacidade de reservação para as estradas Cristiano Kraemer, Jorge Pereira Nunes e adjacências, que atualmente registram baixa pressão em momentos de maior consumo de água. Serão beneficiados cerca de 62 mil clientes do subsistema Boa Vista, integrante do Sistema de Abastecimento Belém Novo. O Dmae está investindo R$ 2,9 milhões em recursos oriundos da tarifa e a obra tem previsão de entrega neste mês. 

Confira o cronograma:

tabela

Entenda mais sobre os serviços do Dmae - Os Serviços Programados têm o objetivo de qualificar a rede de abastecimento, com substituições ou manutenções planejadas. São ações que abrangem uma área grande (um ou mais bairros) e demandam mais de quatro horas para execução. A divulgação é feita com antecedência, informando previsão de início e término do serviço e também do retorno do abastecimento.

Normalização do abastecimento -  Após a conclusão dos serviços Emergenciais e Programados, a água não retorna de imediato, diferentemente da energia elétrica, que é quase instantânea. Leva um tempo até os reservatórios das estações acumularem nível suficiente para então retomarem o bombeamento para a rede pública.  O abastecimento pode demorar mais a normalizar nas partes altas e nas pontas da rede.  

Aspecto da água – a pressão da água, ao retornar, pode desprender micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde que eventualmente estejam nas paredes internas da canalização, alterando a transparência do líquido. Se isso ocorrer, solicite lavagem da rede ou do ramal predial pelo Fone 156, opção 2.

Informações do Dmae:
telefone 156 opção 2
site: www.dmae.rs.gov.br
aplicativo #EUFAÇOPOA
e-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
whats: 51 99332-8170

 

 

Rafaela Redin e Andrea Menezes

Andrea Brasil