Dmae faz extensão de rede de água no Lami
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) começou na última semana, a extensão de mais de dois quilômetros da rede distribuidora de água no Lami. O trecho está sendo feito na Estrada Otaviano José Pinto, com tubulações entre 63 e 160 milímetros em Polietileno de Alta Densidade (PEAD). O projeto prevê a execução de mais de 200 ligações de ramais de água, além de hidrômetros, ao longo do percurso.
Segundo a engenheira Carla Leão, da Coordenação de Obras do Dmae, a cidade vai crescendo e é preciso acompanhar esse crescimento. “Na zona Sul estão surgindo várias novas comunidades, que precisam de água e saneamento básico. Aqui no Lami, por exemplo, essa comunidade se organizou, solicitou a rede de água e agora, com a extensão, melhora a qualidade de vida dessas pessoas. Além do acesso à água tratada, a rede também reduz os vetores para proliferação de doenças e ainda valoriza a região, que passa a figurar dentro da área formal da cidade”, afirma.
O Dmae está investindo no trecho cerca de R$ 210 mil de recursos próprios (oriundos da tarifa), com previsão de término da obra em três meses. Em paralelo à implantação de rede, feita por empresa contratada, funcionários do Dmae realizam o cadastramento de moradores. Somente depois da efetivação do cadastro e autorização do proprietário são realizados os novos ramais e instalação de hidrômetros, que ficam em espera até a conclusão da obra e lavagem da rede. A liberação para consumo é feita após a lavagem de rede e testes da qualidade da água. Todas as ligações irregulares do local também são desativadas quando a nova rede entra em funcionamento. Os moradores são avisados previamente das etapas e datas envolvidas. O Dmae alerta que todos os funcionários apresentam-se nas residências devidamente uniformizados e identificados e que nenhuma cobrança é efetuada no local, somente por meio da conta de água. As contas serão recebidas pelos moradores após decorridos no mínimo trinta dias de consumo regular de água. Informações podem ser obtidas pelo telefone 156, opção 2.
Histórico - A extensão de rede no Lami faz parte do contrato vigente de Perímetro Urbano de Água, que prevê substituição e extensão de 15 quilômetros de redes de água em várias regiões da cidade, com investimento na ordem de R$ 3,4 milhões. Os trechos incluídos no contrato tem origem em demandas registradas pelo OP e demandas da comunidade que entram pelo Posto de Atendimento Comercial. As demandas são analisadas tecnicamente para verificação de viabilidade, aprovadas e projetadas pelas equipes de Planejamento e de Projetos do Dmae.
Denise Righi