Dmae finaliza obra na Zona Sul e realiza outros serviços nesta semana

05/04/2021 08:32
Arte Endrigo Valadão/DMAE PMPA
DMAE
Trabalhos serão realizados entre segunda e quarta-feira, incluindo também a Zona Norte

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) conclui, nesta semana, a obra da nova linha de recalque da Estação de Bombeamento Balneários – Reservatório Praça Moema, na Zona Sul, e efetua outros serviços programados. Nesta segunda-feira, 5, será substituída uma das bombas que recalcam água da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) São Jorge 1 (rua Professor Aslid Gick, 10) para o Reservatório Belém Velho 2. O serviço começou às 5h e deverá se estender até o início da tarde. Poderá faltar água nos bairros Vila Nova e Belém Velho, com previsão de normalização à noite.

Nesta terça-feira, 6, o Dmae fará o entroncamento final da nova rede de recalque da Estação de Bombeamento Balneários – Reservatório Praça Moema. A obra, iniciada em janeiro, substituiu 247 metros da antiga rede de ferro por um material mais flexível e resistente – o polietileno de alta densidade (PEAD). Uma população estimada em mais de 18 mil pessoas dos bairros Espírito Santo, Guarujá e Serraria, também na Zona Sul, sairá ganhando com a melhoria da qualidade da água e a redução dos consertos na rede. A maior vantagem é para a comunidade da Vila dos Sargentos, localizada na ponta do sistema de abastecimento, onde a água demora mais para voltar após os serviços do Dmae. Foram investidos R$ 322.526,55 mil, com recursos próprios do Departamento.

Além do entroncamento na rua dos Charruas, 277, e na rua dos Carijós junto à Praça Moema, a rede antiga será desativada em três pontos. Poderá faltar água nos bairros Espírito Santo, Guarujá e Serraria, a partir das 9h. A normalização é esperada para a madrugada de quarta-feira, 7. Se chover forte, o serviço poderá ser transferido para outra data.  

“Estamos trabalhando na otimização dos serviços e na redução de danos a médio e longo prazos, para diminuir as interrupções no abastecimento de água por problemas estruturais nas redes”, afirma o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, que acompanhou o serviço anterior realizado na quinta-feira, 25. A rede antiga era do ano de 1973. A engenheira fiscal da obra, Carla Leão, ressalta que a troca do ferro pelo PEAD diminui a ocorrência de vazamentos e evita o gosto de ferrugem na água, que surge eventualmente com o passar do tempo.

Zona Norte - Na quarta-feira, 7, será feito um entroncamento de redes na rua Anita Garibaldi, 240, na esquina da rua Luís Luz, na Zona Norte, para atender um empreendimento que está em implantação. Poderá ocorrer desabastecimento em parte dos bairros Boa Vista e Passo D´Areia, a partir das 9h. A previsão de retorno é para a noite. O serviço poderá ser transferido, caso chova forte. 

Normalização do abastecimento - Após a conclusão do serviço, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferentemente da energia elétrica, que retorna quase instantaneamente. A distribuição recomeça somente após os reservatórios das estações de bombeamento (Ebats) acumularem nível suficiente para retomar a operação - caso contrário, os motores queimam. Como regra, a água que chega à rede pública vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar às partes altas e às pontas da canalização.

Aspecto da água - A água poderá retornar turva ou não transparente, devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Caso deseje solicitar lavagem de rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2.

Entenda mais sobre os serviços do Dmae - Os Serviços Programados têm o objetivo de qualificar a rede de abastecimento, com substituições ou manutenções planejadas. Abrangem uma grande área (um ou mais bairros) e demandam mais de quatro horas para execução. São divulgados com antecedência e têm previsão de início e término tanto do serviço quanto do retorno do abastecimento. O Dmae atualiza o andamento dos trabalhos pelo twitter.com/DMAEPOA.


Informações do Dmae:

Telefone: 156, opção 2

Site: www.dmae.rs.gov.br

Aplicativo: #EUFAÇOPOA

E-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br

Chat: centraldmae.procempa.com.br/chat

WhatsApp: (51) 99332-8170

 

  

 

Ieda Pezzi

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes