Dmae finaliza substituição de rede de água no Santa Maria Goretti

22/03/2019 11:49

A substituição de rede de água no bairro Santa Maria Goretti, zona Norte, está na fase final. Com objetivo de qualificar o abastecimento da região, foram implantados cerca de 21 mil metros de novas canalizações de água com material plástico em polietileno de alta densidade (Pead), durante 21 meses de obra. A etapa agora é de preparação da nova canalização para ser liberada para uso dos moradores da região. Os trabalhos devem ser concluídos até julho. 

Nesta semana, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou um conjunto de ações que fazem parte da etapa final, como instalação de registros temporários, abertura de hidrantes e registros para lavagem das redes novas, entroncamentos, coletas e análises de água das novas tubulações, além de desativações da rede antiga, da década de 1970. Em função disso, podem ocorrer alguns transtornos como excesso de turbidez na água e baixa pressão nas canalizações. O Dmae orienta que questões relacionadas com a obra ou serviço devem ser registradas no 156, opção 2. 

Conforme o diretor-geral do Dmae, Darcy Nunes dos Santos, as obras são importantes para a cidade, porque, mesmo trazendo transtornos durante um período, são executadas para benefício de todos. “Realizar obras com a cidade em movimento causa transtornos temporários, mas é importante ressaltar que objetivo principal de uma intervenção como essa é qualificar as canalizações que levam água para a população. São ações estratégicas para o presente e o futuro.” 

Ruas beneficiadas com a obra: av. Gen. Emílio Lúcio Esteves, rua São Nicolau, av. Rio São Gonçalo, av. João da Saldanha, av. Mena Barreto, rua Serro Azul, rua Júlio Verne, av. Sertório, av. Assis Brasil, rua Pe. Hildebrando, rua Morretes, rua Vinte e Cinco de Julho, rua São Salvador, av. Brino, rua Santa Catarina, rua Piauí, rua Ubirapuitan, rua Piraju, rua Piraqui, rua Guaracapa, rua Camoati, rua Pereira Pinto, trav. Afonso Mabilde, av. Carneiro da Fontoura, rua Aceguá, rua Touro Passo. 

Histórico - Foram trocados 20,6 quilômetros de rede, que beneficiarão cerca de 6.250 pessoas da região, com investimentos de R$ 6,2 milhões oriundos de recursos da tarifa de água. Os trechos substituídos são de tubulações em ferro, implantadas em 1975. Além do benefício da pressão, o Pead permite a setorização, que se traduz pela suspensão do abastecimento em áreas menores. Serão sete setores de redes no bairro, com diâmetros que variam de 110 a 315 milímetros.

Alerta sobre o aspecto da água - Poderá ocorrer turbidez e alteração de cor devido ao arraste de micropartículas inertes, não prejudiciais à saúde, que eventualmente se desprendem das paredes internas da tubulação pela pressão da água.

 

  

 

Aline Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes