Dmae implanta 63 quilômetros de redes de abastecimento de água em sete meses

30/07/2025 15:25
Luciano Lanes/PMPA
 Água e Esgotos
Balanço inclui os projetos de substituição de tubulações antigas e a ampliação do sistema de distribuição

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) implantou mais de 63 km de redes de abastecimento de água entre janeiro e julho de 2025. O balanço, divulgado nesta quarta-feira, 30, inclui os projetos de substituição de tubulações antigas - que totalizaram 46 km - e a ampliação do sistema de distribuição - que chegou a 17 km no período.

Além da regularização do fornecimento de água potável em áreas que, anteriormente, não eram atendidas, a iniciativa tem como objetivo a melhoria do sistema. As regiões que estão passando por substituição de redes têm tubulações com até 50 anos de uso. Durante a renovação, as ruas estão sendo setorizadas para minimizar interrupções no abastecimento.

“Este projeto minimizará, também, as perdas na rede distribuidora, bem como a melhoria na medição do consumo e o aumento na pressão da água que chega às torneiras. Sobretudo, entregaremos um produto com ainda mais qualidade à população”, explica o diretor-executivo do Dmae, Vicente Perrone.

Substituição - Os projetos de substituição de redes antigas no sistema de abastecimento de água somam R$ 91 milhões em investimento. A tubulação nova é instalada antes mesmo da desativação da antiga. Por isso, mesmo durante a sua execução, as obras não causam impacto negativo no abastecimento da população.

Moinhos de Ventos e 4º Distrito - O Dmae já substituiu 20% das redes de abastecimento de água previstas no projeto da região. Ao todo, 19 km de tubulações novas já estão em operação. Ao fim das obras, o total será de 92 km, distribuídos entre os bairros Moinhos de Vento, Higienópolis, Auxiliadora Navegantes, Floresta e São Geraldo. A previsão é de que a iniciativa, que beneficia 60 mil pessoas, seja concluída até o final de 2027.

Área central - Nos bairros Independência, Bom Fim e Centro Histórico, a obra de renovação da rede de abastecimento de água já tem 80% de conclusão, beneficiando 71 mil pessoas. Ao todo, foram substituídos mais de 14 km de tubulações. O total previsto no projeto é de 18 quilômetros. A previsão é de conclusão em 2026.

Zona Norte - No bairro Sarandi, o Dmae dividiu as ações em cinco frentes, abrangendo 59 km de redes antigas que serão substituídas por infraestrutura nova. Mais de 50% da obra - que beneficiará cerca de 33 mil moradores - já foi concluída. A previsão é de conclusão das intervenções em 2026.

 

Mauro Lewa Moraes

Gilmar Martins