Dmae inicia substituição de hidrômetros via processo de recadastramento

10/03/2023 11:33
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Substituição de medidores ocorre por meio de recadastramento do Dmae

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou nesta semana o processo de substituição de hidrômetros vistoriados durante o processo de recadastramento em curso.

Os equipamentos que não apresentam funcionamento regular foram identificados pelas equipes que fazem as visitas em Porto Alegre. Nesta primeira etapa, serão substituídos aproximadamente 800 medidores.

“O próprio consumidor é beneficiado com essa substituição por um hidrômetro que irá fazer a leitura correta do consumo do imóvel. fazendo com que a conta que chegue ao cliente não apresente distorções” afirma o diretor-geral do Dmae Maurício Loss.

Nesta semana, serão trocados equipamentos em residências dos bairros Auxiliadora, Bela Vista, Jardim Botânico, Jardim do Salso, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Partenon, Petrópolis, Rio Branco e Santa Cecília.

Recadastramento - As visitas para recadastramento estão acontecendo nos bairros Glória, Jardim do Salso e Partenon. Esta etapa consiste em um questionário aplicado junto ao proprietário pelo ramal de água com perguntas básicas sobre o imóvel e a verificação do hidrômetro. Após a visita, a empresa terá um prazo de 60 dias para efetuar a substituição dos hidrômetros que não apresentam funcionamento regular.

Dados – Os recadastradores solicitam informações como o CPF e telefone do responsável pelo ramal de água, além de características do imóvel - por exemplo, se possui piscina, caixa d’água ou jardim. Em caso de mau tempo, o recadastramento é adiado para o próximo dia em que as condições climáticas estejam favoráveis.

Pesquisa – A ação tem como objetivo conhecer o perfil de utilização de água pelo consumidor, priorizando o conhecimento para futuras atuações, como melhorias na distribuição, reservação e atendimento. Além disso, os hidrômetros que não apresentam funcionamento regular serão trocados.

Contrato – A empresa executora foi contratada mediante licitação para fazer o recadastramento dos usuários e também a substituição de medidores, quando necessário. A validade do contrato é de cinco anos. Serão visitadas todas as 328 mil ligações de água de Porto Alegre.

Márcio Nunes

Cristiano Vieira