Dmae inicia trabalho de dragagem no Arroio Guabiroba
O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) deu inÃcio, nesta semana, à dragagem do Arroio Guabiroba, localizado no bairro Ponta Grossa. O trabalho ocorre em cerca 890 metros de extensão do córrego e tem como objetivo melhorar o escoamento das águas das chuvas de toda a bacia hidrográfica. A duração prevista é de dois meses.
Na ação, está sendo recomposta a margem original do arroio para que a sua extensão permaneça em quatro metros, possibilitando uma melhora no escoamento da água das chuvas, principalmente no perÃodo entre os meses de julho a outubro, que são os mais chuvosos. A estimativa é de que também seja retirada uma camada de resÃduos de até um metro do fundo.Â
Para a operação, foi necessário realizar a supressão vegetal de cerca de 78 espécies arbóreas, atendendo as condicionantes da Licença de Operação 020003/2022, emitida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smamus).
“O desassoreamento do Arroio Guabiroba faz parte de uma série de melhorias firmadas pela prefeitura para solucionar os históricos problemas de falta de drenagem na região do bairro Ponta Grossa. Estamos prevendo a remoção de 3.572 metros cúbicos de resÃduos apenas neste trechoâ€, afirma o diretor-geral do Dmae, MaurÃcio Loss.
A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vÃdeo da campanha.
Cristiano Vieira