Dmae intensifica limpeza e manutenção de galerias de drenagem na Zona Norte

13/08/2025 11:28

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza nesta semana a limpeza e manutenção de galerias de macrodrenagem na Zona Norte. A ação segue o modelo aplicado anteriormente nas redes de microdrenagem atingidas pela enchente de maio de 2024. Na ocasião, a força-tarefa concluída em abril deste ano recuperou o funcionamento de 510 quilômetros de tubulações.

A operação mobiliza a nossa frota de caminhões com alta capacidade de sucção. Cada veículo permite a aspiração de detritos de diâmetros maiores, como pedras, garrafas PET e galhos, com uma capacidade aproximada de 680 metros cúbicos de ar por minuto. Como atuamos em galerias de grande porte, também utilizamos técnicas complementares, como inspeção visual realizada por servidores especializados em trabalho confinado”, afirma o diretor de Proteção Contra Cheias e Drenagem Urbana do Dmae, Alex Zanoteli.

Macro e microdrenagem - Na drenagem urbana, as redes de microdrenagem conduzem a água da chuva em áreas menores, reduzindo alagamentos nas ruas. Já a macrodrenagem envolve estruturas maiores - como galerias, canais e rios - que recebem o fluxo da microdrenagem, sendo essenciais em tempestades mais intensas.

Canais - As frentes de trabalho desta semana concentram-se nas avenidas 21 de Abril e Tolêdo Piza, no bairro Sarandi. Moradores podem registrar pedidos de manutenção pela opção 2 do sistema 156, disponível por telefone, site, aplicativo e WhatsApp, no número (51) 3433-0156.

Mauro L. Moraes

Andrea Brasil