Dmae já inspecionou 13 quilômetros de redes de drenagem com robôs adaptados

05/07/2022 12:23

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) já realizou inspeção com robôs adaptados em 13 quilômetros das tubulações de drenagem de vias das zonas Centro e Norte da Capital, desde o início do contrato, em setembro de 2021. O contrato da vídeo-inspeção está vigente até setembro deste ano. Até lá, o objetivo é que a verificação seja realizada em 36 quilômetros de redes pluviais. “A tecnologia permite que o Dmae atue de forma preventiva, desobstruindo as redes para evitar possíveis alagamentos na cidade”, afirma o diretor-geral do departamento, Alexandre Garcia. 

Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Serviços são executados com três robôs adaptados com câmeras digitais de 15 megapixels

Os serviços são executados com três robôs adaptados com câmeras digitais de 15 megapixels, de tamanhos diferentes para cada tamanho de tubulação. Eles vão filmando, tirando fotos e gerando relatórios detalhados, metro a metro, do estado das redes, identificando anomalias para posterior manutenção, tais como: sujeira, obstruções, trincas, problemas construtivos, operacionais, juntas desalinhadas, rompimentos e ligações.

Assim que algo relevante é encontrado, usa-se um localizador via rádio frequência que define a posição e profundidade onde foi encontrado o dano. Além dos robôs com câmeras, as equipes contam com um laboratório móvel, com gerador e laptop dispondo de software especializado. “Desta forma, em muitos locais não precisamos abrir buracos e bloquear ruas para encontrar os problemas. Com o contrato estamos privilegiando muitos locais que sofrem com alagamentos frequentes. A Erico Verissimo, por exemplo, que já foi inspecionada, é uma via movimentada e feita de placas de concreto, o que dificultaria uma vistoria mais profunda sem causar danos ao pavimento e à circulação”, explica Garcia.

Trechos da avenida Erico Verissimo no bairro Azenha, ruas do Cristal, Petrópolis, Moinhos de Vento, Farrapos, Centro Histórico e Lomba do Pinheiro já foram contempladas com a vistoria por vídeo-inspeção. O valor do contrato anual é estimado em R$ 673 mil e os serviços são prestados pela Construtora Goldman.

Informações do Dmae:
telefone 156 opção 2
site: www.dmae.rs.gov.br
aplicativo 156+POA
e-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
whats: 51 99332-8170

 

Maria de Lourdes Wolff e Isabel Lermen

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes