Dmae lança campanha de cuidados com o lixo e a água na Feira do Livro
Conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo e os cuidados com a água. Esse é o objetivo da campanha “Eu cuido do lixo, eu cuido da água”, do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) na 68ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. A iniciativa será lançada neste sábado, 5, a partir das 15h, no estande da prefeitura no evento literário. A campanha é mais uma ação do movimento A gente vive, A gente cuida.
Quem transita pela feira se depara com uma grande caixa em acrílico transparente contendo o lixo que é encontrado nas redes de esgoto e arroios da Capital. “O objetivo da campanha é conscientizar a população a fazer o descarte correto do lixo e mostrar a todos aquilo que o nosso trabalho retira dos bueiros, arroios e redes de esgoto”, afirma o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia. Após a feira, a caixa será instalada em outros locais de grande circulação.
Por meio do serviço de dragagem, neste ano, o Departamento já removeu cerca de 127,5 mil metros cúbicos de resíduos de arroios e lagos em Porto Alegre. Das chamadas “bocas de lobo”, foram retirados aproximadamente 26,7 mil metros cúbicos de lixo, rejeitos que acabam bloqueando o caminho da água da chuva, ocasionando alagamentos e transtornos na cidade.
A agenda do Dmae na Feira do Livro começou nesta quinta, 3, com a distribuição de materiais da educação ambiental e a exposição do Painel Sensorial de Qualidade da Água que analisa, semanalmente, a qualidade da água de Porto Alegre e apresenta de forma lúdica no estande para o público. No sábado, 5, e no próximo dia 14, novamente a equipe de Educação Ambiental do Departamento estará presente na feira para conversar e apresentar aos visitantes dicas e orientações para cuidar da água e do esgoto.
Cristiano Vieira