Dmae: modernização de redes prossegue nesta semana

16/03/2021 08:41
Luciano Lanes / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Nesta quarta, ocorre mais uma etapa da interligação de adutora no entorno da Praça Moema

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) prossegue com as interligações de redes novas às tubulações existentes nesta semana, quarta e quinta-feira.  A Zona Sul recebe o primeiro serviço nesta quarta, 17, quando ocorre mais uma etapa da interligação de adutora no entorno da Praça Moema.

Com a interrupção do abastecimento a partir das 9h, poderá faltar água durante o dia nos bairros Espírito Santo, Guarujá e Serraria. A previsão é normalizar na noite de quarta até a madrugada de quinta, 18, ou mais tarde nas partes altas.

Ainda na Zona Sul, na quinta, serão executados serviços complementares à obra do novo Reservatório Cristiano Kraemer, para ampliação da reserva de água da região. Redes existentes, em polietileno de baixa densidade de 160 milímetros, serão entroncadas em adutora de 315 milímetros, para aumento de vazão e pressão nas adjacências das estradas Jorge Pereira Nunes e Cristiano Kraemer, que sofrem com intermitência e baixa pressão em momentos de grande consumo de água.

A interrupção no abastecimento ocorre a partir das 9h até o final da tarde de quinta e poderá afetar o bairro Campo Novo. Previsão de normalização à noite ou na madrugada de sexta, 19, nas partes altas.

Na Zona Norte, também na quinta-feira, 18, será substituído registro de rede de 200 milímetros na av. General Emílio Lúcio Esteves, esquina rua Padre Hildebrando, bairro Santa Maria Goretti. O registro apresentou problema de vedação nos testes realizados antes do encerramento definitivo da obra de substituição de redes no bairro. O abastecimento será interrompido a partir das 9h até o final da tarde de quinta, com previsão de normalização à noite ou na madrugada de sexta, 19.

Normalização do abastecimento - Após a conclusão do serviço, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferente da energia elétrica, em que o retorno é quase instantâneo. A distribuição de água recomeça somente após os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) acumularem nível suficiente para retomar o bombeamento, caso contrário os motores queimam. Como regra, a água que chega à rede pública vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e as pontas da canalização. O calor faz aumentar o consumo de água, o que pode atrasar ainda mais a normalização nesses locais.

Aspecto da água - No retorno do abastecimento, a água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que, pela pressão da água, podem se desprender das paredes internas da canalização. Para solicitar eventual lavagem da rede ou do ramal predial, basta ligar para o 156, opção 2.

Caso chova, os serviços programados serão adiados para nova data. O Dmae atualiza o andamento de seus serviços pelo twitter.com/DMAEPOA.

Entenda mais sobre os serviços do Dmae: os serviços programados têm o objetivo de qualificar a rede de abastecimento, com substituições ou manutenções planejadas. São serviços que abrangem uma grande área (um ou mais bairros) e demandam mais de quatro horas para execução. Esses serviços são divulgados com antecedência e têm previsão de início e término tanto do serviço quanto do retorno do abastecimento. Estão sendo divulgados serviços relacionados a duas obras do Dmae:

  •  Reservatório Cristiano Kraemer: os trabalhos devem estar concluídos em abril deste ano, beneficiando de forma direta 9 mil pessoas dos bairros Campo Novo, Hípica, Ipanema e Aberta dos Morros. Cerca de 62 mil habitantes do subsistema chamado Boa Vista, que pertence ao Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Belém Novo, também serão atendidos indiretamente. O investimento para a construção do reservatório é de R$ 2,9 milhões em recursos oriundos da tarifa. O novo reservatório está sendo construído em concreto armado, com capacidade de 2,5 mil m³, na estrada Cristiano Kraemer, junto às Estações de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) que serão desativadas, garantido reservação adequada nesta região.
  • Praça Moema: os trabalhos devem estar concluídos até o final deste mês de março, beneficiando 18,5 mil pessoas no Espírito Santo, Guarujá e Serraria. A linha de recalque da Estação de Bombeamento (Ebat) Balneários para o Reservatório Praça Moema foi modernizada, com a substituição de 247 metros de redes, com as tubulações de fibrocimento e ferro dúctil sendo trocados por polietileno de alta densidade, um material mais flexível e resistente a rompimentos. O resultado do investimento de R$ 173 mil, em recursos próprios do Dmae, é a melhoria da qualidade da água e a redução dos vazamentos que vinham causando desconforto desde junho do ano passado. O ganho maior será para a comunidade da Vila dos Sargentos, na Serraria, onde a água demora mais a retornar após os consertos, porque o local fica na ponta do sistema de abastecimento.

Informações do Dmae:
telefone 156 opção 2
site: www.dmae.rs.gov.br
aplicativo #EUFAÇOPOA
e-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
whats: 51 99332-8170  

 

Andrea Menezes

Andrea Brasil