Dmae participa do 10º Fórum Internacional de Gestão Ambiental

25/03/2022 11:13
Luciano Lanes / PMPA
DMAE
Diretor-geral participou de painel sobre perda de mananciais hídricos no Brasil

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) participou da abertura do 10º Fórum Internacional de Gestão Ambiental (Figa), promovido em Porto Alegre pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), nessa quinta-feira, 25. O tema central do fórum é Causas e Consequências das Mudanças Climáticas e a programação segue até esta sexta-feira, 25, na Federação das Associações de Município do Rio Grande do Sul (Famurs), na rua Marcílio Dias, 574, bairro Menino Deus.

A conferência de abertura foi feita pelo líder indígena em Rondônia, Almir Narayamoga Suruí, que destacou a importância de conter o desmatamento da Amazônia. “A floresta é um patrimônio do povo brasileiro, que precisa ser protegido de uma forma planejada para garantirmos a sustentabilidade ambiental para as próximas gerações”, frisou.

O diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, foi palestrante do painel Perda de mananciais hídricos nas últimas décadas no Brasil, coordenado pela diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Corsan, Liliani Cafruni, e participação do promotor de Justiça Daniel Martini e da idealizadora do projeto Produtor de Água do Rio Camboriú (SC), Kelli Cristina Dacol. Garcia enfatizou a importância de investimentos externos para avançar em projetos prioritários na área do saneamento ambiental. “Esses investimentos irão permitir um atendimento à população de forma ampla e qualificada, mas para atingirmos o uso sustentável da água precisamos focar também a educação ambiental, conscientizando os nossos usuários a usar as nossas redes de esgotos cloacal e pluvial de forma adequada e reduzir o desperdício da água, tanto nas áreas formais como nas irregulares", destacou.

O evento segue na tarde desta sexta-feira, 25, às 13h30, com o painel O papel do jornalismo frente às mudanças climáticas, coordenado pelo jornalista João Batista Santafé Aguiar e debatido pelas jornalistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Eloísa Beling Loose e Ilza Maria Tourinho Girardi. Este painel terá a participação da presidente da Associação dos Jornalistas do Peru (ANP), Zuliana Lainez. A conferência de encerramento será feita pelo jornalista André Trigueiro, que tem larga experiência na área ambiental, sendo reconhecido internacionalmente. O evento tem o apoio do Dmae e do Ministério Público do RS.

 

Maria de Lourdes Wolff

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes