Dmae participa do Fórum Regional do OP na Lomba do Pinheiro

19/02/2019 14:42

O Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) apresentou, na noite dessa segunda-feira, 18, na reunião do Fórum Regional do Orçamento Participativo (Frop) da Lomba do Pinheiro, ações para melhoria do abastecimento das zonas Leste e Extremo-Sul. O evento ocorreu no Centro de Promoção da Criança e do Adolescente. O diretor-geral do Dmae, Darcy Nunes dos Santos, falou sobre o abastecimento de água em Porto Alegre, os investimentos realizados e esclareceu dúvidas dos moradores a respeito do funcionamento dos reservatórios existentes na Lomba do Pinheiro e do andamento do pedido de financiamento para a construção do novo Sistema de Abastecimento de Ãgua (SAA) no Extremo-Sul.

Desde 2017, o departamento tem realizado ações para melhoria do abastecimento nas regiões, mas a solução definitiva é a construção da Estação de Tratamento de Ãgua Ponta do Arado. O financiamento para a obra está em fase de liberação pelo governo federal. No início deste mês, Darcy dos Santos esteve em Brasília, juntamente com a secretária de Planejamento e Gestão, Juliana Castro, e com o secretário de Mobilidade Urbana e Infraestrutura, Luciano Marcantônio. A expectativa é que o recurso seja liberado nos próximos meses. Segundo o diretor-geral do Dmae, se o financiamento sair ainda no primeiro semestre, a prefeitura deve licitar as obras até o fim do ano. Depois, são necessários mais três anos e meio para a conclusão.

Uso racional - Com a chegada do verão, é normal que aumente o consumo de água. O crescimento do consumo, somado a consertos rotineiros nas canalizações e eventuais faltas de energia, pode impactar no abastecimento regular, causando intermitências nas regiões Leste e Extremo-Sul da cidade. O Dmae orienta a população que utilize a água de forma racional durante o verão. Outro fator importante é o registro das ocorrências no 156, opção 2, para que o órgão seja informado e solucione o problema com agilidade. 

Participaram da reunião os conselheiros e delegados do Orçamento Participativo (OP), lideranças e moradores da Lomba do Pinheiro, além de técnicos do Dmae. A atividade foi conduzida pela conselheira (segunda titular) do OP, Rosi Dias da Fonseca, com apoio do gestor do Centro de Relações Institucionais Participativas (Crip), Rodrigo Carpe.

  

 

Aline Coelho

Andrea Brasil