Dmae programa limpeza da rede de drenagem em toda a cidade

28/10/2024 13:13

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) mantém a programação de limpeza da rede de drenagem, por hidrojateamento, em todas as regiões de Porto Alegre. O serviço inclui tubulações, bocas-de-lobo e poços de visita. A agenda se inicia nesta segunda-feira, 28, e se estende até o próximo domingo, 3. As equipes têm como foco principal as áreas afetadas pela enchente de maio.

Na Zona Norte, o serviço ocorrerá nos bairros Sarandi (avenida Alcides Maia, ruas Domingos de Abreu, Francisco de Medeiros, Senhor do Bom Fim, Vinte e Cinco de Outubro e José Humberto Bronca e acesso 11B da Vila Nova Brasília), Farrapos (ruas Dona Teodora e Pedro Anselmo Soster) e Humaitá (acesso Geralsina Basler).

Já na área central, o Dmae atuará nos bairros Cidade Baixa (ruas José do Patrocínio, Luiz Afonso, Miguel Teixeira e Vereador Dilamar Machado, além da Travessa Pesqueiro), Floresta (ruas Sete de Abril, Câncio Gomes e Hoffmann), Praia de Belas (avenidas Ipiranga e Aureliano de Figueiredo Pinto), Jardim Botânico (ruas Surupá e Itaboraí), Petrópolis (rua Camerino) e São Geraldo (rua Quintino Bandeira).

Nas zonas Sul e Leste, equipes permanecem mobilizadas no atendimento das demandas pendentes no Sistema 156. Os servidores trabalham das 8h30 às 17h, com uma hora de intervalo. O cronograma pode sofrer alterações em caso de atendimentos de emergência, ou em decorrência de chuvas intensas.

Balanço - Cerca de 500 quilômetros da rede de drenagem tiveram o funcionamento afetado pela inundação. Destes, 300 quilômetros já foram restabelecidos pelo Dmae - incluindo 4.624 bocas-de-lobo e 6.769 poços de visita. A força-tarefa montada para os bairros atingidos pela enchente começou em julho e acontece concomitantemente à rotina normal de limpeza, que é permanente. Para isso, foram contratados equipamentos supersugadores, com capacidade de sucção de 680m³ de resíduos por minuto.

Aristoteles Junior

Andrea Brasil